Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4300
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A iniciação esportiva do handebol para motivar adolescentes na educação física escolar |
Autor(es): | Costa, Junior Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Miranda, Made Júnior |
metadata.dc.contributor.referee1: | Veiga, Thales Gilson Nasser da |
Resumo: | O handebol é um esporte criado por um professor de Educação Física, o que mostra que sua adaptação na escola pode ser mais fácil. Por ser um esporte criado por um professor escolar, o handebol deveria visto com bons olhos pelos profissionais de educação em geral, e não somente o professor de Educação Física. Porém, as dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas, principalmente dificuldades financeiras e estruturais, forma um roteiro não ideal para a formação do aluno. Através desse estudo buscamos analisar os empecilhos que atrapalham a utilização do handebol na iniciação esportiva e também nos planos de aula, para combater também a cultura monoesportiva existente no país. Após à utilização do handebol no projeto escolar juntamente com a iniciação esportiva, constatou a mudança que todos os alunos sentiram em pouco tempo de prática foi significativa para este estudo. Concluiu-se que os alunos praticantes mostraram um crescimento pessoal e demonstraram motivação para continuar indo aos treinos e uma mudança dentro da sala de aula provando que o handebol pode ser um construtor do caráter e formação do indivíduo na escola e na sociedade. |
Abstract: | Abstract: Handball is a sport created by a Physical Education teacher, which shows that its adaptation at school can be easier. As it is a sport created by a school teacher, handball should be viewed favorably by education professionals in general, and not just the Physical Education teacher. However, the difficulties faced by public schools, mainly financial and structural difficulties, form a non-ideal route for the formation of the student. Through this study we seek to analyze the obstacles that hinder the use of handball in sports initiation and also in class plans, to also combat the monosports culture existing in the country. After using handball in the school project together with sports initiation, it was found that the change that all students felt in a short time of practice was significant for this study. It was concluded that practicing students showed personal growth and demonstrated motivation to continue going to training and a change within the classroom, proving that handball can be a builder of character and formation of the individual at school and in society. Keywords: School Physical Education, Handball, Sports Initiation. |
Palavras-chave: | Handebol Iniciação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4300 |
Data do documento: | 21-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
JUNIOR FERREIRA DA OSTA.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador