PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da aptidão aeróbia de acadêmicos de educação física por meio de teste indireto submáximo.
Autor(es): Ceciliano, Joyce Gonçalves
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Anderson Miguel da
Resumo: O ensino superior é um momento de transição na vida dos estudantes gerando modificações no estilo de vida que, juntamente ao avanço da tecnologia, a jornada de trabalho agitada, a saúde pode ficar comprometida, resultando em inatividade física. Com práticas corporais menos frequentes e sem uma adequada aptidão aeróbia, maior é o risco de ocorrência de fatores de risco cardiovasculares e de síndrome metabólica. O estudo objetivou estimar a aptidão aeróbia dos alunos ingressantes e concluintes do curso de educação física. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo transversal realizado com 56 estudantes matriculados no 1° e 8° período do curso de Educação Física (semestres de 2018-2 e 2019-1). Para estimar o VO2 máximo dos voluntários foi utilizado um teste submáximo de esteira proposto por Machado (2012), que consiste no avaliado correr durante 6 minutos a uma velocidade de 8 km/h, sendo sua frequência cardíaca mensurada através de um frequencímetro e registrada a cada 30 segundos. Para a verificação da normalidade dos dados foi usado o teste Shapiro-Wilk, sendo a comparação das variáveis entre grupos realizada por meio do teste de Mann-Whitney, considerando-se o nível de significância de 5% (p<0,05). Os resultados demonstraram que a maioria dos acadêmicos do curso de educação física apresentou aptidão aeróbia classificada como “excelente”. O VO2 máximo dos ingressantes, tanto do sexo masculino quanto do feminino não diferiu dos concluintes. Por outro lado, ao comparar o VO2 máximo relativo entre os sexos, constatou-se diferença significativa, com valores superiores para as acadêmicas do sexo feminino, resultado este que pode estar relacionado ao protocolo específico utilizado no estudo.
Abstract: Higher education is a moment of transition in the lives of students, generating changes in lifestyle that, together with the advancement of technology, hectic working hours, health can be compromised, resulting in physical inactivity. With less frequent body practices and without adequate aerobic fitness, there is a greater risk of cardiovascular risk factors and metabolic syndrome. The study aimed to estimate the aerobic fitness of students entering and graduating from the physical education course. A cross-sectional descriptive study was carried out with 56 students enrolled in the 1st and 8th periods of the Physical Education course (semesters of 2018-2 and 2019-1). To estimate the maximum VO2 of the volunteers, a submaximal treadmill test proposed by Machado (2012) was used, which consists of the volunteer running for 6 minutes at a speed of 8 km/h, with their heart rate measured through a frequency meter and recorded at every 30 seconds. For the analysis of the distribution of data, the Shapiro-Wilk normality test was used, and the comparison of variables between groups was performed using the Mann-Whitney test, considering the significance level of 5% (p<0,05). The results showed that most students in the physical education course had aerobic fitness classified as "excellent". VO2 maximum of the beginners, both male and female, did not differ from the graduates. On the other hand, when comparing the maximum relative VO2 between sexes, a significant difference was found, with higher values for female academics, a result that may be related to the specific protocol used in the study.
Palavras-chave: Aptidão aeróbia
Estudantes
Universitários
VO2 máximo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/429
Data do documento: 8-Dez-2020
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