PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da gestão e do negócio da Costelaria Rocha
Autor(es): Fernandes, Rodrigo Rocha
Primeiro Orientador: Gomes, Irineu
metadata.dc.contributor.referee1: Nepomuceno, Denise Lúcia Mateus Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Pintaud, Marcos de Freitas
Resumo: FERNANDES, Rodrigo Rocha. Avaliação da gestão e o negócio para a empresa Costelaria Rocha propondo melhorias. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) – Curso de Administração, PUC Goiás, GoiâniaGO. Para a realização deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica a respeito dos temas empreendedorismo e inovação, gestão de pequenas empresas, estratégias empresariais e marketing de relacionamento. Em seguida, foi feito a fundamentação teórica que muito contribuiu para a avaliação da gestão, do negócio e dos processos operacionais. Na parte prática, foram levantados dados da empresa relativos ao histórico, características gerais, clientes, fornecedores e organização empresarial. Tendo em vista a avaliação da gestão e dos processos operacionais, também foi feito um levantamento e análise das questões gerenciais com foco na compreensão dos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades do negócio, que possibilitou identificar e propor soluções de melhorias, tendo em vista a expansão da empresa. Da mesma forma, a partir dos levantamentos e análise dos processos operacionais de produção, vendas, atendimento e financeiro, foram identificadas situações que precisam ser equacionadas para dar mais consistência e eficiência nos processos. Dentre os pontos observados, destaca-se a necessidade de melhorar os controles de estoque, financeiros da empresa e industrializar o processo de produção. De forma complementar foram feitas duas pesquisas de opinião, uma junto ao gestor e a outra junto aos clientes, conforme roteiro do Apêndice A e B, que muito contribuiu para a compreensão e análise da gestão e dos processos. Com os clientes, foi feita uma pesquisa durante 2 dias, 19 e 20 de novembro de 2021, de forma quantitativa e aleatória, com 20 pessoas, realizada na plataforma Google Forms. Como resultados finais dessa pesquisa, identificou-se excelente nível de satisfação por parte dos clientes de como a Costelaria atende atualmente. Com o gestor, identificou-se a sua expectativa a respeito das melhorias da gestão e dos processos, tendo em vista objetivos de crescimento e expansão.
Abstract: In order to carry out this work, a bibliographic review was carried out on the themes of entrepreneurship and innovation, small business management, business strategies and relationship marketing. of operational processes. In the practical part, company data were collected regarding the history, general characteristics, customers, suppliers and business organization. With a view to evaluating management and operational processes, a survey and analysis of management issues was also carried out with a focus on understanding the strengths, weaknesses, threats and opportunities of the business, which made it possible to identify and propose improvement solutions, with a view to the company's expansion. Likewise, from the surveys and analysis of the operational processes of production, sales, service and finance, situations were identified that need to be addressed in order to give more consistency and efficiency to the processes. Among the points observed, the need to improve the company's stock and financial controls and industrialize the production process stands out. In a complementary way, two opinion polls were carried out, one with the manager and the other with the customers, according to the script in Appendix A and B, which greatly contributed to the understanding and analysis of management and processes. With customers, a survey was carried out for 2 days, November 19 and 20, 2021, in a quantitative and random way, with 20 people, carried out on the Google Forms platform. As final results of this survey, it identified an excellent level of customer satisfaction with how Costelaria currently serves. With the manager, we identified his expectations regarding improvements in management and processes, with a view to growth and expansion objectives.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Gestão estratégica
Atendimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4230
Data do documento: 7-Jun-2022
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