PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Goiás Esporte Clube: estudo das estratégias de marketing que contribuíram para o aumento no número de torcedores e patrocinadores em 2018
Autor(es): Monteiro, Vitor Almeida
Primeiro Orientador: Ferreira, Adriana Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Simão, Núbia da Cunha
metadata.dc.contributor.referee2: Andrada Júnior, Hildeu de Oliveira
Resumo: Esta monografia analisa as estratégias de marketing e de comunicação realizadas pelo Goiás Esporte Clube no ano de 2018, com vistas a compreender as que tiveram uma maior contribuição para o aumento no número de torcedores e de patrocinadores naquele ano. O estudo teve início com a busca por um melhor entendimento do tema, foram debatidos assuntos como o futebol como negócio, o investimento no futebol e marketing esportivo. A pesquisa é um estudo de caso de abordagem qualitativa e utilizou a técnica documental e a entrevista como formas de coleta de dados. Para o estudo, foram realizadas análises de ações que fizeram parte das seguintes campanhas: anúncio de patrocínio da marca Uber, Dia das Mulheres, lançamento da nova mascote do Clube e campanha caminhando com Paulo Vitor. Além disso, como forma de enriquecer as análises, foram realizadas entrevistas com Douglas Pan e Matheus Perdiza, analistas de marketing do Clube naquele ano, e com Paulo Lopes, Diretor financeiro também no ano de 2018. Ao fim, chegou-se a conclusão que ações de marketing experiencial com a torcida foram as que conseguiram maior mobilização junto aos torcedores e patrocinadores. As ações de cunho social também alcançaram seu objetivo, provando assim serem essas duas categorias de estratégias as que obtiveram melhores resultados na campanha do Goiás Esporte Clube no ano de 2018.
Palavras-chave: Goiás Esporte Clube
Marketing esportivo
Estratégias de marketing e comunicação
Torcedores
Patrocinadores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/420
Data do documento: 1-Dez-2020
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