PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4190
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Violência obstétrica
Autor(es): Silva, Gabriella dos Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, José Carlos de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Luiz Henrique de
Resumo: O tema escolhido é muito importante, tanto socialmente como juridicamente. Pois houve um grande aumento de denuncias sobre esse tipo de violência. E durante esse trabalho falarei de casos recentes que saiu em jornais, e na mídia. Essa violência era pouco conhecida entre as mulheres, pois quase não se ouvia falar na mídia, nem em lugar algum. Muitas achavam que a violência obstétrica apenas era agressão física, porem vai muito além disso, quando o desejo da mulher é ignorado sobre a forma que ela deseja que o filho nasça, quando e realizado um procedimento com técnica abusiva e invasiva em seu corpo, também pode ser provocada durante consultas, manobras antes, durante e pós-parto, abuso verbal, abuso sexual, entre outros. Grande parte das mulheres são silenciadas e apenas assistem os profissionais da saúde as agredindo fisicamente e psicologicamente. E esse tipo de violência pode acontecer de diversas maneiras, sendo das mais leves para as mais graves, machucando até o bebe muitas vezes, pois durante a pesquisa, vi casos que o profissional acabou quebrando o braço do bebe durante o parto. Esse trabalho tem a finalidade de estudar e dar mais visibilidade sobre casos de violência obstétrica, mostrar que isso é um crime, que pode ser denunciado, que mulher tem voz e merece ser respeitada em todos os momentos, inclusive durante o seu parto.
Palavras-chave: Parto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4190
Data do documento: 21-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
GABRIELLA DOS SANTOS SILVA.pdf199,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador