PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4187
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Levantamento bibliográfico sobre as micotoxinas presentes nos alimentos
Autor(es): Rodrigues, Hygor Ferreira
Primeiro Orientador: Salazar, Vania Cristina Rodríguez
metadata.dc.contributor.referee1: Nascente, Flávia Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Vanilce Vilmar
Resumo: As micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns tipos de fungos dos gêneros Aspergillus, Penicillium e Fusarium. O efeito tóxico das micotoxinas na saúde animal e humana é referido como micotoxicose. Os efeitos de algumas micotoxinas de origem alimentar podem ser agudos com sintomas de doença grave que aparecem rapidamente após o consumo de produtos alimentares contaminados com micotoxinas. Por outro lado, algumas micotoxinas que ocorrem em alimentos têm sido associadas a efeitos de longo prazo na saúde, incluindo a indução de câncer e deficiência imunológica. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento bibliográfico sobre as principais micotoxinas encontradas em alimentos seus principais efeitos tóxicos. Para isso foi realizada uma busca online na Biblioteca Scielo, Virtual de Saúde (BVS), google academico e Pubmed, usando os seguintes descritores: micotoxinas e contaminação e os seus respectivos termos em inglês. De acordo com o levantamento realizado, os principais tipos de micotoxinas encontradas em alimentos foram: Aflatoxina, fumonisina, desoxinivalenol, vomotoxina e zearalenona. Essas substâncias tóxicas são conhecidas por serem cancerígenas, neurotóxicas, nefrotóxicas, dermatotóxicas ou imunossupressoras. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), aproximadamente 25% dos alimentos produzidos no mundo estão contaminados com micotoxinas, gerando perdas anuais de um bilhão de dólares e que gera um altíssimo impacto econômico. Portanto, tornam-se necessários mais trabalhos para conhecer melhor em quais alimentos estas toxinas podem estar presentes e assim melhorar a fiscalização dos alimentos e evitar intoxicações.
Palavras-chave: Micotoxinas
Micotoxicose
Aflatoxinas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIA::TOXICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4187
Data do documento: 10-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS MICOTOXINAS - TCC Hygor Rodrigues.pdf632,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador