PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4150
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Serial killer no contexto jurídico do sistema penal brasileiro
Autor(es): Matias, Gabriela Gonçalves
Primeiro Orientador: Carvalho, Marina Rúbia Mendonça Lôbo de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as condutas criminosas praticadas pelos seriais killers a luz das sanções do direito penal brasileiro aplicáveis em face deles. Desta forma, para empregar o tema a ser tratado foi realizado uma metodologia por meio de pesquisas bibliográficas envolvendo método dedutivo. Inicialmente, buscou-se apresentar o conceito de psicopatia em diferentes parâmetros, contextualizando e introduzindo aqueles com maior grau de periculosidade, ou seja, os seriais killers acometidos com este transtorno. O segundo capítulo verifica-se características das condutas destes indivíduos, conceito de crime e dos critérios usados pelo Direito Criminal no tratamento jurídico para com esses criminosos. Posteriormente, o capítulo terceiro demonstra as sanções penais e a eficácia do sistema carcerário em crimes praticados nesse porte, além de ilustrar melhor o estudo, ao final foi usado casos concretos de assassinos em série, Ted Bundy com a personalidade perversa, bem como Francisco Costa Rocha pela visão da aplicabilidade do sistema jurídico brasileiro. Concluindo, busca-se analisar a necessidade de um tratamento adequado aos assassinos em série, devido ao perigo social que se tornam sem julgamento diferenciado.
Palavras-chave: Assassino em série
Sanção
Eficácia
Legislação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4150
Data do documento: 27-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 - Gabriela Gonçalves - correção.pdf448,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador