Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4146
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de física: uma aprendizagem inovadora e mais significativa |
Autor(es): | Braga Filho, Everson da Silva |
Primeiro Orientador: | Osorio, Francisco Aparecido Pinto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Anderson Costa da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Edson Vaz de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo propor e analisar o uso de uma metodologia mais significativa e interacionista no ensino das disciplinas da área de Física visando um aprendizado mais efetivo e prazeroso para os alunos. Estudando a viabilidade de implementação de um ensino mais ativo e alternativo no ensino médio, com métodos ativos e com experimentações baseadas em materiais de fácil acesso e seu uso adequado para auxiliar no aproveitamento da aprendizagem dos estudantes e professores. Além disso, será posto em prática por meio de duas atividades com materiais de fácil acesso, atividades baseadas em projetos e potencialmente significativas, com foco nos conteúdos trabalhados no 2° ano do ensino médio: área de Óptica e Termologia. Sendo fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa elaborada pelo psicólogo David Ausubel em conjunto com o princípio interacionista de Vygotsky, que propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação social. Além de também, discutir as desvantagens e vantagens da implementação dessas metodologias. |
Palavras-chave: | Ensino de física Aprendizagem significativa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4146 |
Data do documento: | 3-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Licenciatura Plena em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ensino de física uma aprendizagem inovadora e mais significativa - Everson Braga.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador