PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4146
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de física: uma aprendizagem inovadora e mais significativa
Autor(es): Braga Filho, Everson da Silva
Primeiro Orientador: Osorio, Francisco Aparecido Pinto
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Anderson Costa da
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Edson Vaz de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor e analisar o uso de uma metodologia mais significativa e interacionista no ensino das disciplinas da área de Física visando um aprendizado mais efetivo e prazeroso para os alunos. Estudando a viabilidade de implementação de um ensino mais ativo e alternativo no ensino médio, com métodos ativos e com experimentações baseadas em materiais de fácil acesso e seu uso adequado para auxiliar no aproveitamento da aprendizagem dos estudantes e professores. Além disso, será posto em prática por meio de duas atividades com materiais de fácil acesso, atividades baseadas em projetos e potencialmente significativas, com foco nos conteúdos trabalhados no 2° ano do ensino médio: área de Óptica e Termologia. Sendo fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa elaborada pelo psicólogo David Ausubel em conjunto com o princípio interacionista de Vygotsky, que propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação social. Além de também, discutir as desvantagens e vantagens da implementação dessas metodologias.
Palavras-chave: Ensino de física
Aprendizagem significativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4146
Data do documento: 3-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Licenciatura Plena em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ensino de física uma aprendizagem inovadora e mais significativa - Everson Braga.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador