PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4123
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência das análises das demonstrações contábeis no processo decisório de uma entidade
Autor(es): Silva, Luan Batista da
Primeiro Orientador: Costa, Vital Henrique Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Roberto Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Feistel, Egon Cristiano
Resumo: O presente estudo explicita sobre o uso das ferramentas da contabilidade gerencial no processo decisório das entidades, onde permite que os usuários utilizam as demonstrações para obter informações úteis para o planejamento da empresa. O trabalho foi baseado em analises de demonstrações fictícias, referente aos anos de 2020 e 2021, considerando os modelos tradicionais da contabilidade. Para a concretização deste estudo foi realizado levantamentos bibliográficos a respeito dos tipos de analises de demonstrações com o fito de evidenciar particularmente sua importância em cada tipo de indicador. De acordo com a pesquisa, constata-se que a analise vertical evidencia a variação em porcentagem dentro do período. Por outro lado, a analise horizontal faz um comparativo de um período para outro, levando em consideração suas variações positivas ou negativas. Logo em seguida, os métodos de analises de índices, que são: liquidez seca, geral, imediata e corrente, que tem como objetivo principal mostrar a capacidade da empresa em cumprir com os seus compromissos, seja a longo prazo ou curto prazo. Logo em seguida, foi evidenciado os índices de endividamento, que são indicadores que medem a quantidade, qualidade e grau do endividamento da empresa. Pode-se analisar índices de atividades, taxa de retorno do PL, taxa de retorno de investimentos, margem de lucro e giro do ativo. Em seguida as considerações finais, onde são explicitadas as conclusões gerais e especificas da pesquisa, revelando a resposta da pergunta: Qual a importancia das analises das demonstrações contábeis no processo de decisão dentro de uma entidade?
Abstract: O presente estudo explicita sobre o uso das ferramentas da contabilidade gerencial no processo decisório das entidades, onde permite que os usuários utilizam as demonstrações para obter informações úteis para o planejamento da empresa. O trabalho foi baseado em analises de demonstrações fictícias, referente aos anos de 2020 e 2021, considerando os modelos tradicionais da contabilidade. Para a concretização deste estudo foi realizado levantamentos bibliográficos a respeito dos tipos de analises de demonstrações com o fito de evidenciar particularmente sua importância em cada tipo de indicador. De acordo com a pesquisa, constata-se que a analise vertical evidencia a variação em porcentagem dentro do período. Por outro lado, a analise horizontal faz um comparativo de um período para outro, levando em consideração suas variações positivas ou negativas. Logo em seguida, os métodos de analises de índices, que são: liquidez seca, geral, imediata e corrente, que tem como objetivo principal mostrar a capacidade da empresa em cumprir com os seus compromissos, seja a longo prazo ou curto prazo. Logo em seguida, foi evidenciado os índices de endividamento, que são indicadores que medem a quantidade, qualidade e grau do endividamento da empresa. Pode-se analisar índices de atividades, taxa de retorno do PL, taxa de retorno de investimentos, margem de lucro e giro do ativo. Em seguida as considerações finais, onde são explicitadas as conclusões gerais e especificas da pesquisa, revelando a resposta da pergunta: Qual a importancia das analises das demonstrações contábeis no processo de decisão dentro de uma entidade?
Palavras-chave: Análises das demonstrações contábeis
Analysis of the financial statements
Situação econômico-financeira
Informações
Economic and financial situation
Information
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4123
Data do documento: 9-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - LUAN BATISTA DA SILVA ok.docx167,97 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador