PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/407
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do nível de atividade física de crianças e adolescentes: revisão de literatura
Autor(es): Reis, Mariany Diogo Silva
Primeiro Orientador: Silva, Patricia Leite Alvares
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee2: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: Introdução: Nos últimos anos o número de indivíduos com sobrepeso vem sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde OMS (1998), como uma “epidemia de proporções mundiais”. Durante a adolescência, há evidências que a atividade física traz benefícios à saúde esquelética, ao controle da pressão sanguínea e obesidade. Objetivo: Avaliar o nível de atividade física em crianças e adolescentes. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura. A busca foi realizada na plataforma Scielo, United States National Library of Medicine (PubMED), Portal de Periódicos da Capes, além da busca manual de referências bibliográficas, entre 2000 e 2019, utilizando os descritores: adolescentes, atividade física, avaliação, nível de atividade física, exercícios. Resultados: No início da busca foram identificados 15 artigos. Procedeu-se a leitura para fazer a seleção. Permaneceram 10 artigos, que foram lidos, 2 foi excluído por não corresponder ao tema dessa pesquisa. Discussão: A prática de atividade física na adolescência está relacionada com benefícios tanto a curto quanto a longo prazo para a saúde. Além dos efeitos diretos sobre a saúde, a atividade física na adolescência está relacionada com maior probabilidade na idade adulta, gerando um efeito indireto sobre a saúde futura. Conclusão: É preciso desenvolver ações que aumentem a participação dos adolescentes em atividades físicas de modo geral, mas em especial do sexo feminino.
Palavras-chave: Adolescentes
Atividade física
Avaliação
Exercícios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/407
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo TCC MARIANY 2020 2.pdf423,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador