PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4017
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Anúncio para mulheres: uma análise dos anúncios da revista Querida dos anos 1950 e 1960
Autor(es): Xavier, Ingrid Sant`Anna
Primeiro Orientador: Normando, Jullena Santos de Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Brisolla, Márcia Regina Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
Resumo: A representação da mulher discutida em diversos estudos e análises, tem sido a grande chave para uma busca de beleza cada vez mais inalcançável. Desde o século XVIII, período em que foram publicadas as primeiras revistas para o público feminino, até os dias atuais, as mulheres vêm sendo bombardeadas de anúncios que vendem não só um produto, mas um estilo de vida. Para este trabalho foi escolhida a Revista Querida como objeto de análise, já que esta é repleta de anúncios que ditam o posicionamento e o padrão de beleza das mulheres daquela época. O padrão de beleza, que supostamente não deveria existir, era ditado pelo sexo oposto, resultando em uma imagem completamente irreal da mulher, o que acabou por gerar várias revoluções graças as lutas feministas. Sendo assim, o objetivo do estudo foi analisar a representação da mulher nos anúncios de produto de beleza veiculados na Revista Querida e para tanto foram levantados e estudados conceitos como: discurso, representação, beleza e padrão, em uma análise que busca identificar como a mulher era representada através das páginas da Revista Querida dos anos de 1950 a 1960. Ao decorrer do trabalho, conseguimos chegar a uma conclusão além da esperada, após analisar os anúncios selecionados. Além de obtermos um avanço significativo com o estudo, conseguiremos comparar os anúncios daquela época com outros anúncios mais recentes, deixando cada vez mais claro e coerente toda a trajetória dessa mídia impressa ao longo dos anos.
Palavras-chave: Publicidade
Representação
Padrão de beleza
Mulher
Mídia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4017
Data do documento: 14-Jul-2022
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ANUNCIO PARA MULHERES UMA ANAìLISE DOS ANUìNCIOS DA REVISTA QUERIDA DOS ANOS 1950 E 1960.pdf8,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador