Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4016
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A educação financeira de alunos do ensino fundamental: um estudo de caso |
Autor(es): | Campos, Henrique Torres |
Primeiro Orientador: | Laraich, Ovídio Alberto Rodríguez |
metadata.dc.contributor.referee1: | Jardim, Eugênio de Britto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Welington da Silva |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo geral averiguar se os estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental recebem ensinamentos sobre Educação Financeira. A justificativa para o presente estudo está fundamentada em acreditar que por mais que esteja se falando muito neste assunto atualmente, devido à instabilidade econômica vivida no mundo, nota-se que o número de endividados é alto, assim como o número de pessoas que não sabem organizar suas finanças pessoais. A pesquisa é classificada como sendo de natureza aplicada, sendo classificada como quali-quantitativa, possuindo um aspecto descritiva como pesquisa de campo. Cocluiu-se que 32 alunos (40%) mostraram ter pouco entendimento sobre educação financeira, 75 alunos (95%) evidenciando que a educação financeira deve fazer parte do currículo escolar, sendo a educação financeira importante para 50 alunos (70%) dos pesquisados. Também, 60 alunos (80%) alegaram que já tiveram contato com algo referente a finanças educacional na escola. |
Abstract: | The present study aimed to investigate how students from the sixth to the ninth year of elementary School receive teachings about Financial Education. The justification for the present study is based on the belief that, although much is being said about this subject today, due to the economic instability experienced in the world, it is noted that the number of indebted is high, as well as the number of people who do not know organize your personal finances. The research is classified as being of an applied nature, being classified as quali-quantitative, having a descriptive aspect as field research. It was concluded that 32 (40%) of the students showed little understanding of Financial Education, with 75 students (95%) evidencing that Financial Education should be part of the school curriculum, with Financial Education being important for 50 (70%) of the students. researched. Also, 60 students (80%) claimed that they had already had contact with something related to Financial Education at school. |
Palavras-chave: | Educação financeira Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4016 |
Data do documento: | 8-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
HENRIQUE 1006.pdf | 275,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador