PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4016
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação financeira de alunos do ensino fundamental: um estudo de caso
Autor(es): Campos, Henrique Torres
Primeiro Orientador: Laraich, Ovídio Alberto Rodríguez
metadata.dc.contributor.referee1: Jardim, Eugênio de Britto
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Welington da Silva
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral averiguar se os estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental recebem ensinamentos sobre Educação Financeira. A justificativa para o presente estudo está fundamentada em acreditar que por mais que esteja se falando muito neste assunto atualmente, devido à instabilidade econômica vivida no mundo, nota-se que o número de endividados é alto, assim como o número de pessoas que não sabem organizar suas finanças pessoais. A pesquisa é classificada como sendo de natureza aplicada, sendo classificada como quali-quantitativa, possuindo um aspecto descritiva como pesquisa de campo. Cocluiu-se que 32 alunos (40%) mostraram ter pouco entendimento sobre educação financeira, 75 alunos (95%) evidenciando que a educação financeira deve fazer parte do currículo escolar, sendo a educação financeira importante para 50 alunos (70%) dos pesquisados. Também, 60 alunos (80%) alegaram que já tiveram contato com algo referente a finanças educacional na escola.
Abstract: The present study aimed to investigate how students from the sixth to the ninth year of elementary School receive teachings about Financial Education. The justification for the present study is based on the belief that, although much is being said about this subject today, due to the economic instability experienced in the world, it is noted that the number of indebted is high, as well as the number of people who do not know organize your personal finances. The research is classified as being of an applied nature, being classified as quali-quantitative, having a descriptive aspect as field research. It was concluded that 32 (40%) of the students showed little understanding of Financial Education, with 75 students (95%) evidencing that Financial Education should be part of the school curriculum, with Financial Education being important for 50 (70%) of the students. researched. Also, 60 students (80%) claimed that they had already had contact with something related to Financial Education at school.
Palavras-chave: Educação financeira
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4016
Data do documento: 8-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
HENRIQUE 1006.pdf275,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador