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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3984
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A falta de acesso ao ensino jurídico nas escolas brasileiras: desafios para uma nova geração |
Autor(es): | Dias, Maria Isabel Batista |
Primeiro Orientador: | Tárrega, Maria Cristina Vidotte Blanco |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bueno, Júlio Anderson Alves |
Resumo: | A Educação não é uma abordagem fácil, pois se trata da formação de cidadãos. Quase não se estuda sobre a Constituição Federal nas escolas, acreditando-se que a maioria não tem conhecimento para que serve ou porque foi criada. Existe um extremo entre o ensino básico e o curso de Direito. No passado, as pessoas só se interessavam pelo direito quando algo significativo acontecia, promovendo revoltas históricas. A maioria da população sofre quando vai aposentar, tirar licenças, ou que tal ato é um crime por desconhecimento da legislação. Não sabe onde recorrer, e acabam precisando de um advogado para lhe explicar o que está acontecendo. Estudar o Direito é um ato de democracia, saber a funcionalidade do Estado e sua hierarquia. É necessário o estudo de ensino jurídico nas escolas para exercer melhor a democracia. Trata-se de um estudo com fulcro na melhoria do ensino brasileiro através do ensino jurídico na grade escolar. Para que alcance o entendimento de todos os cidadãos, a linguagem jurídica precisa de meios que proporcionem discernimento, e não criar um novo dialeto, que somente um jurista irá entender. Nesse sentido, a educação deve ser para todos independentemente da ordem social. Trazendo o ensinamento de que a educação não transforma o mundo, mas a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo. |
Palavras-chave: | Educação Direito Estudar Democracia Ensino jurídico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3984 |
Data do documento: | 30-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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