PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3914
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso das ferramentas de gestão: contribuição para a transparência na execução das políticas de educação
Título(s) alternativo(s): The use of management tools: contribution to transparency in the execution of education policies
Autor(es): Batista, Luis Gustavo Lemes
Primeiro Orientador: Mesquita, Gisely Jorge
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Jolson da Fonseca
metadata.dc.contributor.referee2: Corrêa, Avelino
Resumo: As ferramentas de gestão são técnicas e modelos usados para aprimorar processos e melhorar o desempenho organizacional, facilitando o trabalho administrativo e estratégico. Neste sentido, as ferramentas de gestão contribuem para que haja organização interna, obtendo resultados satisfatórios, criando ideias e assim desafiando o gestor público a acompanhar esta evolução e assim reorganizar os processos de gestão. O presente estudo tem como objetivo identificar o uso das ferramentas de gestão pela Secretária Municipal de Educação (SME) de Goiânia e como elas contribuem para a transparência na execução das políticas de educação. Os objetivos específicos visam conhecer qual o modelo de gestão utilizado pela SME da cidade de Goiânia – GO e verificar se o modelo utilizado possibilita segurança, eficiência, transparência e confiança nas tomadas de decisão. Para o alcance do objetivo se fez uso de pesquisas bibliográficas, consultando livros e artigos científicos e pesquisa de campo. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário, enviado via Microsoft Forms, e entrevista com a gestora de projetos do SME de Goiânia. A pesquisa mostra que o modelo de gestão utilizado pela SME em questão é de gestão por resultados, mas ainda precisa fortalecer o planejamento estratégico, consolidar o uso das ferramentas de gestão para elaboração, execução e avaliação do planejamento, capacitar os profissionais efetivos para utilização e engajamento nos processos de gestão. Ademais, precisa desenvolver estrutura e modelar processos para atender o padrão necessário de eficiência, tanto para a transparência como a integração da sociedade nas políticas públicas voltadas para a educação.
Abstract: Management tools are techniques and models used to improve processes and improve organizational performance, facilitating administrative and strategic work. In this sense, management tools contribute to internal organization, obtaining satisfactory results, creating ideas and thus challenging the public manager to follow this evolution and thus reorganize the management processes. The present study aims to identify the use of management tools by the Municipal Secretary of Education (SME) of Goiânia and how they contribute to transparency in the execution of education policies. The specific objectives aim to know the management model used by the SME of the city of Goiânia - GO and verify if the model used allows security, efficiency, transparency and confidence in decision making. In order to reach the objective, bibliographic research was used, consulting books and scientific articles and field research. A questionnaire, sent via Microsoft Forms, and an interview with the SME project manager in Goiânia was used as a research instrument. The research shows that the management model used by the SME in question is management by results, but it still needs to strengthen strategic planning, consolidate the use of management tools for the preparation, execution and evaluation of planning, train effective professionals to use and engagement in management processes. Furthermore, it still needs to develop structure and model processes to meet the necessary standard of efficiency, both for transparency and the integration of society in public policies aimed at education.
Palavras-chave: Gestão
Management
Planejamento
Secretária municipal de educação
Transparência
Planning
Municipal secretary of education
Transparency
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3914
Data do documento: 7-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC LUIS GUSTAVO 15 06.pdf658,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador