PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Luis Gustavo Lemes-
dc.date.accessioned2022-06-15T23:33:36Z-
dc.date.available2022-06-15T23:33:36Z-
dc.date.issued2022-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3914-
dc.description.abstractManagement tools are techniques and models used to improve processes and improve organizational performance, facilitating administrative and strategic work. In this sense, management tools contribute to internal organization, obtaining satisfactory results, creating ideas and thus challenging the public manager to follow this evolution and thus reorganize the management processes. The present study aims to identify the use of management tools by the Municipal Secretary of Education (SME) of Goiânia and how they contribute to transparency in the execution of education policies. The specific objectives aim to know the management model used by the SME of the city of Goiânia - GO and verify if the model used allows security, efficiency, transparency and confidence in decision making. In order to reach the objective, bibliographic research was used, consulting books and scientific articles and field research. A questionnaire, sent via Microsoft Forms, and an interview with the SME project manager in Goiânia was used as a research instrument. The research shows that the management model used by the SME in question is management by results, but it still needs to strengthen strategic planning, consolidate the use of management tools for the preparation, execution and evaluation of planning, train effective professionals to use and engagement in management processes. Furthermore, it still needs to develop structure and model processes to meet the necessary standard of efficiency, both for transparency and the integration of society in public policies aimed at education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectSecretária municipal de educaçãopt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectMunicipal secretary of educationpt_BR
dc.subjectTransparencypt_BR
dc.titleO uso das ferramentas de gestão: contribuição para a transparência na execução das políticas de educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe use of management tools: contribution to transparency in the execution of education policiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Gisely Jorge-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746366420657316pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Jolson da Fonseca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542032440455032pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Avelino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0269705397125855pt_BR
dc.description.resumoAs ferramentas de gestão são técnicas e modelos usados para aprimorar processos e melhorar o desempenho organizacional, facilitando o trabalho administrativo e estratégico. Neste sentido, as ferramentas de gestão contribuem para que haja organização interna, obtendo resultados satisfatórios, criando ideias e assim desafiando o gestor público a acompanhar esta evolução e assim reorganizar os processos de gestão. O presente estudo tem como objetivo identificar o uso das ferramentas de gestão pela Secretária Municipal de Educação (SME) de Goiânia e como elas contribuem para a transparência na execução das políticas de educação. Os objetivos específicos visam conhecer qual o modelo de gestão utilizado pela SME da cidade de Goiânia – GO e verificar se o modelo utilizado possibilita segurança, eficiência, transparência e confiança nas tomadas de decisão. Para o alcance do objetivo se fez uso de pesquisas bibliográficas, consultando livros e artigos científicos e pesquisa de campo. Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário, enviado via Microsoft Forms, e entrevista com a gestora de projetos do SME de Goiânia. A pesquisa mostra que o modelo de gestão utilizado pela SME em questão é de gestão por resultados, mas ainda precisa fortalecer o planejamento estratégico, consolidar o uso das ferramentas de gestão para elaboração, execução e avaliação do planejamento, capacitar os profissionais efetivos para utilização e engajamento nos processos de gestão. Ademais, precisa desenvolver estrutura e modelar processos para atender o padrão necessário de eficiência, tanto para a transparência como a integração da sociedade nas políticas públicas voltadas para a educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC LUIS GUSTAVO 15 06.pdf658,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador