PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3851
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A recuperação judicial como mecanismo de preservação da empresa pós pandemia do Covid-19
Autor(es): Lopes, Daniela Freitas
Primeiro Orientador: Conceição, Luiz Paulo Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee1: Bareato, Larissa Priscilla Passos Junqueira Reis
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar o instituto da Recuperação Judicial como meio para a preservação da empresa, considerando o período pós pandemia do Covid 19, momento de grande instabilidade econômica que ensejou o encerramento de várias empresas. Assim, foi estudado a contextualização histórica do princípio da preservação da empresa, bem como, do instituto da recuperação judicial e sua importância para as empresas que se encontram em crise financeira. Não obstante, foram analisados os reflexos da pandemia do Covid -19, principalmente, na aplicação do instituto da recuperação judicial e as demais atualizações na legislação falimentar como formas de solucionar a crise nas empresas afetadas pelo período pandêmico impedindo o efetivo encerramento da atividade empresarial. Logo, o instituto da recuperação judicial foi escolhido como alvo de estudo, onde se destacou a sua importância para garantir o princípio da preservação da empresa e como a sua aplicação contribui com as empresas em crise. Deste modo, no decorrer deste trabalho, foram analisadas as principais alterações jurídicas no processamento da recuperação judicial. Por fim, este trabalho foi concluído com uma breve síntese sobre a efetividade do instituto da recuperação judicial e as alterações legislativas no seu processamento em face do período pandêmico.
Palavras-chave: Recuperação judicial
Princípio da preservação da empresa
Pós pandemia
Empresa
Legislação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3851
Data do documento: 1-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DANIELA FREITAS LOPES.pdf246 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador