PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3821
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Boas práticas de fabricação: fator chave na indústria de ração
Autor(es): Moraes, Geovana Vieira de
Primeiro Orientador: Padua, Delma Machado Cantisani
metadata.dc.contributor.referee1: Mariano, Bruno de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Wascheck, Roberto de Camargo
Resumo: A qualidade nutricional e alimentação de animais de produção, também é discutido a competitividade de mercado e a exigência do consumidor. Para que uma fábrica de rações seja capaz de suprir as exigências do mercado e da produção animal , é essencial que se tenha qualidade, integridade, inocuidade e comprometimento das legislações vigentes. É importante enfatizar que não somente a saudabilidade do animal está em risco, mas todo este processo pode influenciar a saúde pública. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é responsável por regular e fiscalizar o setor de produção de alimentos destinados aos animais. Os estabelecimentos especializados, como fábricas de rações, devem cumprir o que determina na Instrução Normativa n° 04/2007. A IN determina as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e condições higiênico-sanitárias das fábricas. Vinculado ao BPF estão os Procedimentos Operacionais Padrões, que são instruções elaboradas para descrever as atividades a serem executadas . Dentre as diretrizes descritas nos documentos, estão englobados todos os processos desde seleção de fornecedores e recebimento das matérias-primas até transporte e documentação do produto final. A adequação dos processos fornece credibilidade aos produtos fabricados e expõe a segurança e responsabilidade do mercado agropecuário no que se propõe.
Palavras-chave: Procedimentos
Operacionais
Ração
Fabricação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3821
Data do documento: 9-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - GEOVANA-10-06.pdf754,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador