PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3781
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aumento da violência doméstica nos tempos da Sars-Cov-2 (Covid-19) e aplicação dos mecanismos de proteção
Autor(es): Ritter, Déborah Costa
Primeiro Orientador: Paula, Gil Cesar Costa de
metadata.dc.contributor.referee2: Cabral, Nuria Micheline Meneses
Resumo: O presente estudo teve como foco analisar a violência contra a mulher nos tempos da pandemia da COVID-19, tendo em vista a implementação do distanciamento social com o fito de controlar a disseminação do vírus. Parte-se do pressuposto que a violência contra a mulher não é um fato atual, entretanto, no ano de 2020 com um novo vírus respiratório (SARS-CoV-2), popularmente conhecido como COVID-19, estabeleceu a pandemia do novo coronavírus, que propaga elevada disseminação e sérias consequências negativas. Entre as medidas para combater a doença foi recomendado pela Organização das Nações Unidas o distanciamento social para diminuir a transmissão. Diante disso, houve o fechamento dos serviços não considerados essenciais, e os demais serviços adaptam-se ao home office. Com isso, as mulheres passaram a ficar mais tempo com seus agressores no ambiente doméstico, e consequentemente foram afastadas de sua rede de apoio. Além da tensão em razão do risco de contaminação, preocupações com o sustento familiar , alterações na rotina de todos os membros da família, fez com que houvesse um aumento significativo das ocorrências de violência de gênero no país. Ao longo da leitura o trabalho deixará claro como a violência contra a mulher é avultada, bem como na pandemia da COVID-19 aumentou excessivamente, e, por fim, de qual maneira está o acesso das mulheres aos mecanismos de proteção.
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Pandemia
Covid-19
Aumento da violência
Mecanismos de proteção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3781
Data do documento: 26-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - MONOGRAFIA- DÉBORAH C. RITTER-B05-2022_1.docx.pdf930,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador