Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3734
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A transição da educação infantil para o ensino fundamental: perspectivas docentes para a alfabetização |
Autor(es): | Correia, Ana Carolina Oliveira de Moura |
Primeiro Orientador: | Amado, Suely Maria da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Raquia, Rabelo Rogeri |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amado, Suely Maria da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Raquia, Rabelo Rogeri |
Resumo: | Este trabalho apresenta o tema: A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: as perspectivas docentes para a alfabetização. Nesse sentido, objetiva-se compreender o processo de transição entre as etapas de Educação Infantil para o Ensino Fundamental, refletindo criticamente a respeito da importância do cuidado pedagógico dos educadores à essa etapa que deve ser cumprida pela criança. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, durante a elaboração deste trabalho dedicou-se a exprimir as pesquisas realizadas, de forma descritiva e analítica, optando por não realizar observações e diagnósticos de campo em instituições educacionais devido a pandemia ocasionada pela doença Covid-19 desde 2020 e que se estendeu neste ano de 2021. A análise é da transição entre essas duas etapas da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, que sustentam alguns dos processos realizados na Educação Básica. Assim, necessitando de atenção dos educadores da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade das aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza de cada etapa. |
Palavras-chave: | Educação infantil Ensino fundamental Transição Alfabetização Criança Brincar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3734 |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
SA Monografia Anna Maria Campos Corado 2.pdf | 344,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador