PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3734
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A transição da educação infantil para o ensino fundamental: perspectivas docentes para a alfabetização
Autor(es): Correia, Ana Carolina Oliveira de Moura
Primeiro Orientador: Amado, Suely Maria da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Raquia, Rabelo Rogeri
metadata.dc.contributor.referee1: Amado, Suely Maria da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Raquia, Rabelo Rogeri
Resumo: Este trabalho apresenta o tema: A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: as perspectivas docentes para a alfabetização. Nesse sentido, objetiva-se compreender o processo de transição entre as etapas de Educação Infantil para o Ensino Fundamental, refletindo criticamente a respeito da importância do cuidado pedagógico dos educadores à essa etapa que deve ser cumprida pela criança. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, durante a elaboração deste trabalho dedicou-se a exprimir as pesquisas realizadas, de forma descritiva e analítica, optando por não realizar observações e diagnósticos de campo em instituições educacionais devido a pandemia ocasionada pela doença Covid-19 desde 2020 e que se estendeu neste ano de 2021. A análise é da transição entre essas duas etapas da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, que sustentam alguns dos processos realizados na Educação Básica. Assim, necessitando de atenção dos educadores da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade das aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza de cada etapa.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino fundamental
Transição
Alfabetização
Criança
Brincar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3734
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SA Monografia Anna Maria Campos Corado 2.pdf344,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador