PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Venda online de fórmulas infantis e a NBCAL
Autor(es): Castro, Inara de Araújo
Primeiro Orientador: Rocha, Thaisa Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Thaisa Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Brasileiro, Aline Alves
metadata.dc.contributor.referee3: Camozzi, Aída Bruna Quilici
Resumo: Introdução: A amamentação é um ato singular e muito importante para a saúde da criança e da mãe, sendo recomendada pelo Ministério da Saúde até os 2 anos de idade ou mais. Existem muitas fórmulas infantis no mercado que são usadas para substituir o leite materno e essas podem trazer malefícios para as crianças que as consomem. A Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras é essencial pois protege legalmente o aleitamento materno, garante segurança alimentar e apoia políticas públicas tentando minimizar o marketing abusivo e pressões de grandes indústrias que distribuem produtos que tenham qualquer relação com a amamentação. Objetivo: Avaliar o cumprimento da norma NBCAL com relação a vendas online de fórmulas infantis em sites de farmácias na cidade de Goiânia-GO. Métodos: Foi feito um estudo transversal, comparativo, descritivo, onde colheu-se dados sobre a venda de fórmulas infantis em sites de farmácias com venda online na cidade de Goiânia/GO, de acordo com a NBCA. As farmácias foram buscadas por endereçamento no aplicativo do Google Maps e posteriormente seus sites foram acessados. Foram verificadas quais fórmulas, independente do sabor e do peso, estavam disponíveis para venda online nos sites das farmácias analisadas. Os produtos foram classificados pela faixa etária e por fim, foram avaliadas as estratégias de venda de acordo com a NBCAL. Resultados: Foram avaliadas 5 farmácias com venda online e todas utilizavam algum tipo de estratégia de comercialização de fórmulas infantis não autorizada pela NBCAL. A promoção comercial foi a estratégia de venda mais presente e outras estratégias também estavam presentes, porém em menor quantidade. Conclusões: O estudo demonstrou que 100% das farmácias não realizavam a venda de fórmulas infantis de acordo com a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras, sendo necessário maior fiscalização pelos órgãos competentes neste canal de venda.
Palavras-chave: Amamentação
NBCAL
Marketing de alimentos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3707
Data do documento: 15-Dez-2021
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