PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3702
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Melhoramento genético em bovino de corte
Título(s) alternativo(s): Genetic improvement in beef cattle
Autor(es): Lobo, Nelson Piccolo
Primeiro Orientador: Barcellos, Luiz Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Malaquias Junior, João Darós
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Roberto Toledo de
Resumo: Melhorias na genética е no desempenho reprodutivo são essenciais para garantir о retorno econômico satisfatório dos rebanhos bovinos de corte no Brasil. Os programas de melhoramento genético são ferramentas importantes na seleção de animais para características reprodutivas, relacionadas ao aumento da fertilidade, com incremento das taxas de precocidade е parição. Em função da relevância do tema, objetivou-se com este trabalho, estudar е apresentar os principais fatores envolvidos no processo de melhoramento de bovinos de corte no país. Para maximizar a produção, deve-se ter adoção de novas tecnologias e modernização da gestão rural, o que contribui significativamente para o aumento da produtividade do rebanho, tendo um diferencial na produção da carne bovina. A finalidade do melhoramento genético, de um modo geral, é alcançar patamares mais elevados de produção, produtividade e/ou de qualidade do produto em equilíbrio com о sistema de produção е as exigências do mercado. O emprego do melhoramento genético de bovinos de corte, através da seleção clássica, permitiu para grande parte dos produtores nacionais, uma considerável evolução das características produtivas desejáveis. Diante da projeção de crescimento, podem-se destacar dois fatores que merecem atenção tanto dos países exportadores quanto dos países importadores da carne: o bem-estar animal e a qualidade de seu produto final.
Palavras-chave: Genética animal
Bovinocultura moderna
Inseminação artificial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3702
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Nelson Piccolo Lobo.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador