PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cecília Meireles e Yêda Schmaltz: influência e desleitura
Autor(es): Reis, Yasmin Kimberlyn Camargo dos
Primeiro Orientador: Pinto, Divino José
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Átila Silva Arruda
Resumo: O seguinte trabalho tem como objetivo analisar o diálogo existente entre os universos poéticos das poesias de Cecília Meireles e Yêda Schmaltz, haja vista a necessidade de se estudar a influência de uma autora para com a outra. Ver-se-á que, Yêda Schmaltz nutrindo-se da raiz poética advinda de Cecília, parte, porém, para o original, abordando, assim, temáticas que serão construídas e desconstruídas ao longo de sua carreira, como o viés feminino, sua parte mitológica, a autoafirmação da mulher em torno das poesias e o erotismo. Dito isso, será possível entender o original de Schmaltz que, mesmo sendo nutrido pelas obras de Meireles, acaba desvinculando-se dos ideais da poeta clássica. Para depreender sobre o assunto, de forma mais objetiva, foram selecionados os poemas Retrato, de Cecília Meireles, publicado em 1939, e Espelho, de Yêda Schmaltz, publicado em 1971, tendo enfoque nas seleções vocabulares e o uso da estilística de ambas poetas, dentre outros poemas presentes no corpus deste trabalho. Fundamentando as análises aqui presentes, encontram se referências advindas de postulados de estudiosos do assunto como Paulo Antonio Vieira, influenciador dessa pesquisa, Nelly Coelho, Harold Bloom, T. S. Eliot, Susan Gubar, Sandra Gilbert dentre outros teóricos do assunto.
Abstract: The following paper aims to analyze the dialogue between the poetic universes of the poetry of Cecília Meireles and Yêda Schmaltz, given the need to study the influence of one author on another. It will be seen that Yêda Schmaltz, nurturing from Cecília's poetic roots, goes, however, to the original, thus approaching themes that will be constructed and deconstructed throughout her career, such as the female bias, her mythological part, the woman's self-assertion around poetry and eroticism. That said, it will be possible to understand Schmaltz's original, which, despite being nurtured by Meireles' works, ends up breaking away from the ideals of the classic poet. In order to understand the matter more objectively, the poems Retrato, by Cecília Meireles, published in 1939, and Espelho, by Yêda Schmaltz, published in 1971, were selected to analyze the vocabulary selections and the use of stylistics by both poets. among other poems present in the corpus of this work. Supporting the analyzes presented here, there are references arising from postulates of scholars on the subject such as Paulo Antonio Vieira, an influencer of this research, Nelly Coelho, Harold Bloom, TS Eliot, Susan Gubar, Sandra Gilbert among other theorists in the poetic field.
Palavras-chave: Influência
Feminino
Originalidade
Poética
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3700
Data do documento: 10-Dez-2021
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