PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3664
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Poder, atuação e articulação: a reconstrução do movimento estudantil goianiense (1978-1982)
Autor(es): Jesus, Daniel Monteiro Silva
Primeiro Orientador: Afonso, Lucia Helena Rincon
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Sônia Maria Ribeiro dos
Resumo: Os Movimentos Sociais são difíceis de serem estruturados, pois questionam a própria ideia de estrutura. O Movimento Estudantil brasileiro, em específico, se manifestou politicamente em diversos momentos históricos do país. Este trabalho tem por objetivo analisar o poder, atuação e articulação manifestado pelo Movimento Secundarista Goianiense na luta pela reorganização das entidades estudantis, a partir de 1978, quando ocorreu a primeira reunião de estudantes, após a forte perseguição em 1969, até a reconstrução da UMES Goiânia em 1982. Para a construção da pesquisa realizou-se resenhas bibliográficas, como metodologia usou-se técnicas de pesquisa em História Oral para produção e análise das fontes. Se concentrando no campo da História Política. O resultado que se obteve foi 1 hora e 50 minutos de reunião, gravado e armazenado, do qual os Sujeitos, que militaram no período histórico em foco, relembraram dos momentos de lutas, confrontos, conquistas, relacionamentos amorosos e de amizades, que perduram até os dias atuais. Conclui-se que se trata de um Movimento anti-sistêmico que, embora internamente se constituiu de grupos ideologicamente diversos, externamente se mostrou homogêneo, na luta pela Liberdade.
Abstract: Os Movimentos Sociais são difíceis de serem estruturados, pois questionam a própria ideia de estrutura. O Movimento Estudantil brasileiro, em específico, se manifestou politicamente em diversos momentos históricos do país. Este trabalho tem por objetivo analisar o poder, atuação e articulação manifestado pelo Movimento Secundarista Goianiense na luta pela reorganização das entidades estudantis, a partir de 1978, quando ocorreu a primeira reunião de estudantes, após a forte perseguição em 1969, até a reconstrução da UMES Goiânia em 1982. Para a construção da pesquisa realizou-se resenhas bibliográficas, como metodologia usou-se técnicas de pesquisa em História Oral para produção e análise das fontes. Se concentrando no campo da História Política. O resultado que se obteve foi 1 hora e 50 minutos de reunião, gravado e armazenado, do qual os Sujeitos, que militaram no período histórico em foco, relembraram dos momentos de lutas, confrontos, conquistas, relacionamentos amorosos e de amizades, que perduram até os dias atuais. Conclui-se que se trata de um Movimento anti-sistêmico que, embora internamente se constituiu de grupos ideologicamente diversos, externamente se mostrou homogêneo, na luta pela Liberdade.
Palavras-chave: Movimentos sociais
Movimento estudantil goianiense
Sujeitos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3664
Data do documento: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC História

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia FINAL.pdf4,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador