PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação para reprodução: uma análise da escola como agente potencializador da desigualdade social no Brasil do Estado Novo (1937-45)
Autor(es): Bueno, Sara Bessa
Primeiro Orientador: Afonso, Lucia Helena Rincon
metadata.dc.contributor.referee1: Afonso, Lucia Helena Rincon
metadata.dc.contributor.referee2: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Sônia Maria Ribeiro dos
Resumo: Esse trabalho monográfico tem como objetivo abordar a relação entre educação e desigualdade potencializada sobretudo durante o Estado Novo, o qual ocorreu entre os anos de 1937 a 1945 sob a liderança do ex presidente da República brasileira, Getúlio Dornelles Vargas. Partiu-se da hipótese de a Reforma de Capanema em 1942 colabou para o cenário dual da educação brasileira que se tornou ainda mais acentuado, pois, dividiu-se em educação propedêutica e técnica a partir das Leis Orgânicas do Ensino com o ex Ministro Gustavo Capanema. Nesse contexto, para a elite seria destinada uma educação de qualidade que fosse capaz de prepara-los para ingressar no ensino superior e torna-se dirigentes intelectuais do país, enquanto aos pobres seria reservado a educação profissionalizante os formando-os para ingressar no mercado de trabalho imediato. Tais problemáticas refletem no questionamento de que sujeito o Capitalismo precisa para garantir sua manutenção? Visto que, a Reforma correspondia a uma exigência do Capital.
Abstract: This monographic work aims to address the relationship between education and inequality, especially during the Estado Novo, which took place between 1937 and 1945 under the leadership of the former president of the Brazilian Republic, Getúlio Dornelles Vargas. We started from the hypothesis that the Capanema Reform in 1942 contributed to the dual scenario of Brazilian education, which became even more accentuated, as it was divided into propaedeutic and technical education from the Organic Laws of Education with former Minister Gustavo Capanema. In this context, quality education would be destined for milk, capable of preparing them to enter higher education and become the country’s intellectual leaders, while professional education would be reserved for the poor, training them to enter the market of immediate work. Such issues reflect in the question of what subject does Capitalism need to guarantee its maintenance? Since, the Reformation corresponded to a requirement of Capital.
Palavras-chave: Educação
Estado novo
Reforma de Capanema
Capitalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3662
Data do documento: 1-Dez-2021
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