PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBueno, Sara Bessa-
dc.date.accessioned2021-12-21T17:24:14Z-
dc.date.available2021-12-21T17:24:14Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3662-
dc.description.abstractThis monographic work aims to address the relationship between education and inequality, especially during the Estado Novo, which took place between 1937 and 1945 under the leadership of the former president of the Brazilian Republic, Getúlio Dornelles Vargas. We started from the hypothesis that the Capanema Reform in 1942 contributed to the dual scenario of Brazilian education, which became even more accentuated, as it was divided into propaedeutic and technical education from the Organic Laws of Education with former Minister Gustavo Capanema. In this context, quality education would be destined for milk, capable of preparing them to enter higher education and become the country’s intellectual leaders, while professional education would be reserved for the poor, training them to enter the market of immediate work. Such issues reflect in the question of what subject does Capitalism need to guarantee its maintenance? Since, the Reformation corresponded to a requirement of Capital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstado novo-
dc.subjectReforma de Capanema-
dc.subjectCapitalismo-
dc.titleEducação para reprodução: uma análise da escola como agente potencializador da desigualdade social no Brasil do Estado Novo (1937-45)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Lucia Helena Rincon-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3130-8246pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170pt_BR
dc.contributor.referee1Afonso, Lucia Helena Rincon-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3130-8246pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170pt_BR
dc.contributor.referee2Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Sônia Maria Ribeiro dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6956526878469647pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho monográfico tem como objetivo abordar a relação entre educação e desigualdade potencializada sobretudo durante o Estado Novo, o qual ocorreu entre os anos de 1937 a 1945 sob a liderança do ex presidente da República brasileira, Getúlio Dornelles Vargas. Partiu-se da hipótese de a Reforma de Capanema em 1942 colabou para o cenário dual da educação brasileira que se tornou ainda mais acentuado, pois, dividiu-se em educação propedêutica e técnica a partir das Leis Orgânicas do Ensino com o ex Ministro Gustavo Capanema. Nesse contexto, para a elite seria destinada uma educação de qualidade que fosse capaz de prepara-los para ingressar no ensino superior e torna-se dirigentes intelectuais do país, enquanto aos pobres seria reservado a educação profissionalizante os formando-os para ingressar no mercado de trabalho imediato. Tais problemáticas refletem no questionamento de que sujeito o Capitalismo precisa para garantir sua manutenção? Visto que, a Reforma correspondia a uma exigência do Capital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationHistóriapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC História

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA 2021 - FINAL (1).docx229,69 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador