PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3624
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Segurança do paciente à luz do letramento em saúde nas mídias sociais
Autor(es): Garcia, Gabriela Alves
Primeiro Orientador: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Marina Aleixo Diniz
metadata.dc.contributor.referee2: Deus, Ana Paula Vieira de
Resumo: O letramento em saúde é definido como o grau em que os indivíduos obtêm, processam e compreendem as informações e serviços básicos de saúde necessários para tomar decisões de saúde adequadas. A segurança do paciente é ligada diretamente a prevenção de eventos adversos, por esse motivo necessita ser problematizada e discutida de forma responsável, e, sendo de extrema importância capacitar os futuros enfermeiros para a prevenção de eventos adversos e criar nos mesmos a cultura e o costume da segurança do paciente. As mídias sociais ganham espaço cada vez maior, na vida da população brasileira com significativa intensificação a partir da nova pandemia da COVID-19 para discussão de diversos assuntos. Objetivo: Elaborar um material educativo e realizar uma enquete sobre segurança do paciente à luz do letramento em saúde para divulgação nas mídias digitais. Resultados: Foram criadas quatro imagens com textos educativos sobre segurança do paciente e sobre o letramento em saúde para serem publicadas na rede social Instagram, na modalidade de publicação temporária, durante um período de 24 horas (stories do Instagram) para possibilitar a visualização e interação com os espectadores da rede social, e a função comentários na publicação no feed principal. Conclusão: Com a aplicação dos conteúdos nas mídias digitais foi possível perceber a preocupação da população e dos profissionais de saúde com situações de insegurança e a clara aceitação dos mesmos para uma metodologia prática e humanizada, com possibilidades versáteis de aplicação, e adaptação as necessidades do paciente.
Palavras-chave: Letramento em saúde
Segurança do paciente
Mídia audiovisual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3624
Data do documento: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 3 - Gabriela Garcia...docx1,18 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador