PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3623
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Produção científica acerca do desmame precoce do aleitamento materno exclusivo
Autor(es): Silva, Priscila Spíndola Corrêa
Primeiro Orientador: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Salgado, Thaís de Arvelos
metadata.dc.contributor.referee1: Tolêdo, Silvia Rosa de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Jamilly Conceição Brito
Resumo: O aleitamento materno é recomendado de forma exclusiva até os seis primeiros meses de vida. O desmame precoce aumenta a chance de a mulher desenvolver câncer de mama, sendo que cada ano que ela amamenta, cai 6% a chance do desenvolvimento desse tipo de câncer. Amamentar todos os bebês durante os primeiros anos de vida evitaria a morte de mais de 820 mil crianças com menos de cinco anos. Objetivo: identificar na literatura científica os fatores que levam à interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo. Método: Revisão integrativa da literatura realizada revisão integrativa da literatura nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem On-line (MEDLINE) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF); PubMed e Scientific Eletronic Library Online (ScieLO). Resultados: Ao todo foram localizadas 625 publicações. Em atendimento aos critérios de inclusão, foram selecionados 18 artigos. Conclusão: Os principais fatores identificados na literatura como causas ou contribuintes para o desmame precoce foram: volta ao trabalho pela mãe ou trabalhar fora de casa, idade materna, escolaridade materna, baixa renda, ausência paterna ou falta de apoio emocional durante o processo de amamentação, problemas com a mama como fissuras e ingurgitamento, poucas orientações ou informações insuficientes pelos profissionais de saúde a respeito da amamentação, a mulher se negar a amamentar, alegação pela mãe de pouco leite ou leite insuficiente para saciar a fome da criança.
Palavras-chave: Desmame precoce
Aleitamento materno
Nutrição da criança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3623
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC III Priscila Spindola- final.docx68,65 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir
PUC 2.pdfTermo de autorização RAG367,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador