PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/362
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A construção histórica da organização laboral e o dilema da precarização do trabalho uberizado.
Autor(es): Mendonça, Yago Barros
Primeiro Orientador: Borges, Fernanda da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Germano Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Fernanda da Silva
Resumo: O presente trabalho analisou o desenvolvimento dos métodos de produção dos séculos XIX e XX, perfazendo o contraste existente entre as estratégias estabelecidas pelo taylorismo, fordismo, toyotismo e volvismo, e as técnicas utilizadas contemporaneamente, após a introdução da internet na relação de trabalho. Além disso, apresentou o contorno legislativo adotado no Brasil para regulamentar a relação entre empregado e empregador, desde o fim da escravidão, passando pela publicação da Consolidação das Leis do Trabalho em 1943, pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei 13.467/2017, que renovou o texto legislativo que cuida das relações de trabalho e seus princípios norteadores. Por fim, explorou as implicações sociais do labor digital, a uberização do trabalho, a precarização das suas condições laborais e as alternativas adotadas para amenizar esta situação. Teve como objetivo averiguar as transformações sofridas na relação de trabalho ao longo dos últimos dois séculos, bem como a sua dinamização após a introdução da economia de plataforma no mercado e a precarização das condições do trabalho uberizado. Para a pesquisa em questão, foram utilizadas as metodologias bibliográficas e exploratórias. Como resultado, constatou-se que apesar dos empreendimentos virtuais disponibilizarem ferramentas de proteção, bem como dos projetos de lei em andamento, ainda assim o ofício exercido sob demanda através das plataformas digitais carece de leis regulamentadoras suficientes que os permitam que tenham direitos trabalhistas e previdenciários no mesmo grau detido pelos celetistas, necessitando de maior atenção por parte do Estado para esta classe que cresce a cada ano.
Palavras-chave: Trabalho; Histórico; Uberização; Precarização.
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas: Direito
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/362
Data do documento: 20-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Yago Barros Mendonça.pdf872,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador