PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/357
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência do estresse térmico na reprodução de bovinos
Autor(es): Limiro, Wiviane Borges
Primeiro Orientador: Castanheira, Marlos
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Maria Ivete de
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Alex Silva da
Resumo: A bovinocultura brasileira vem atingindo grandes patamares em sua produção sempre buscando melhor eficiência, quantidade, qualidade, por meio do bem estar, níveis elevados de reprodução, estratégias de manejo, entre outros. Entretanto ainda se observa interferências dentro desse processo produtivo estando relacionado com o mal manejo, doenças, endo e ectoparasitas e estresse. Dentro desses o estresse vem sendo de grande preocupação, pois possui diversos fatores estressantes dentro do processo de produção, tendo maior visão o estresse térmico, sendo esse causado por alteração da temperatura interna do animal modificando o processo de homeotermia e consequentemente da homeostase do organismo. Dentro desse processo a revisão bibliográfica objetiva-se entender o processo do estresse térmico e suas consequências dentro da reprodução de bovinos machos e fêmeas. Verificando então que o estresse térmico traz alterações no eixo Hipotálamo-hipófise-adrenal, com síntese e secreção do hormônio liberador de corticotrofinas (CRH), sendo um dos principais fatores para as modificações na reprodução visto que realiza função inibidora sobre o eixo Hipotálamo-hipófase-gonadal, reduzindo a produção do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH). Trazendo mudanças ainda no macho por meio diminuição da espermatogênese, da quantidade e qualidade do ejaculado e na vida útil do bovino. Sendo na fêmea encontradas alterações no período do estro, no desenvolvimento do corpo lúteo e do embrião, na qualidade do liquido folicular e no tamanho do bezerro gerado.
Palavras-chave: Homeostase
Espermatogênese
Gestação
Vacas
Calor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/357
Data do documento: 3-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Final - Wiviane Borges Limiro.pdf587,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador