PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciência da Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3541
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de áudio de voz para identificação do emissor utilizando técnicas de processamento de sinais e redes neurais artificiais
Autor(es): Deus, Maria
Primeiro Orientador: Oliveira, Max Gontijo de
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Lucília Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Abadia, Fernando Gonçalves
Resumo: Este projeto visa realizar a identificação do emissor de uma amostra de voz, caso existam amostras cadastrados em uma base de dados. Essas amostras serão usadas para treinamento da rede neural multilayer perceptron (MLP) que realizará a identificação do emissor do sinal de voz. Para isso é necessário utilizar métodos de manipulação de sinais e extração de características da voz, sendo utilizados neste trabalho o método de extração de características Mel-Frequency Cepstral Coefficents (MFCC). Em posse das características é possível identificar os padrões do sinal de voz do emissor, utilizando neste trabalho o pacote Python scikit-learn com ferramentas de machine learning. Os resultados obtidos nos experimentos mostram que o algoritmo é eficiente para a identificação, quando as variáveis de configuração estão devidamente calibradas. Porém apresenta limitações quando é considerado a possibilidade de manipular os sinais de voz ou até mesmo quando consideramos a possibilidade de uma inteligência artificial imita o sinal de voz original.
Palavras-chave: Processamento de sinais
Identificação de emissor
Redes neurais
MPL
Máquinas de comitê
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::LOGICAS E SEMANTICA DE PROGRAMAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3541
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC-Maria_Regina-2021.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador