PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rosângela Pereira dos-
dc.date.accessioned2021-12-18T23:41:21Z-
dc.date.available2021-12-18T23:41:21Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3522-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem musicalpt_BR
dc.subjectMúltiplas linguagens-
dc.subjectDesenvolvimento da criança-
dc.titleA linguagem musical: contribuições para o desenvolvimento das múltiplas linguagens da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castanheira, Salete Flôres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9147383889968856pt_BR
dc.contributor.referee2Mota, Daniela Couto Lobo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8472764115739789pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa visa compreender a linguagem musical e as suas contribuições para o desenvolvimento das múltiplas linguagens da criança. Emprega as modalidades de pesquisa bibiográfica e documental. Estuda os aspectos históricos da música no Brasil e no mundo, bem como aqueles que envolvem a música, a linguagem musical e as múltiplas linguagens. Apresenta os aparatos legais que regulam a linguagem musical e as diretrizes que norteiam o trabalho com a música na infância. Discute os desdobramentos e reflexões sobre a construção do pensamento e da linguagem, corroborando para o desenvolvimento infantil. Analisa os conceitos de linguagem e múltiplas linguagens na perspectiva Vygotskiana. Investiga a aprendizagem e o desenvolvimento infantil a partir da linguagem musical. Descreve as fases do desenvolvimento do pensamento e da linguagem. Conclui pela relevância da linguagem musical no desenvolvimento da criança, especialmente, no que tange às múltiplas linguagens na constituição do ser compreendendo que a música como ferramenta priomordial na aprendizagem e no desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ROSÂNGELA PEREIRA DOS SANTOS.pdf568,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador