Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Rosângela Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-18T23:41:21Z | - |
dc.date.available | 2021-12-18T23:41:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3522 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem musical | pt_BR |
dc.subject | Múltiplas linguagens | - |
dc.subject | Desenvolvimento da criança | - |
dc.title | A linguagem musical: contribuições para o desenvolvimento das múltiplas linguagens da criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castanheira, Salete Flôres | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9147383889968856 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mota, Daniela Couto Lobo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8472764115739789 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa visa compreender a linguagem musical e as suas contribuições para o desenvolvimento das múltiplas linguagens da criança. Emprega as modalidades de pesquisa bibiográfica e documental. Estuda os aspectos históricos da música no Brasil e no mundo, bem como aqueles que envolvem a música, a linguagem musical e as múltiplas linguagens. Apresenta os aparatos legais que regulam a linguagem musical e as diretrizes que norteiam o trabalho com a música na infância. Discute os desdobramentos e reflexões sobre a construção do pensamento e da linguagem, corroborando para o desenvolvimento infantil. Analisa os conceitos de linguagem e múltiplas linguagens na perspectiva Vygotskiana. Investiga a aprendizagem e o desenvolvimento infantil a partir da linguagem musical. Descreve as fases do desenvolvimento do pensamento e da linguagem. Conclui pela relevância da linguagem musical no desenvolvimento da criança, especialmente, no que tange às múltiplas linguagens na constituição do ser compreendendo que a música como ferramenta priomordial na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ROSÂNGELA PEREIRA DOS SANTOS.pdf | 568,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador