Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vieira, Keila dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-18T23:23:07Z | - |
dc.date.available | 2021-12-18T23:23:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3516 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Psicogênese da língua escrita | - |
dc.subject | Formação docente | - |
dc.title | Alfabetização: um processo de compreensão do sistema de escrita da língua materna pela criança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castanheira, Salete Flôres | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9147383889968856 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Pollyana Rosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8911414787918183 | pt_BR |
dc.description.resumo | Keila dos Reis Vieira Salete Flôres Castanheira O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, faz uma revisão das abordagens da alfabetização, dos tradicionais métodos à psicogênese da língua escrita. Estuda a construção do princípio alfabético para além do processo fônico, de cunho mecanicista. Desenvolve conceitos inerentes ao princípio alfabético, como a consciência fonológica. Aborda a alfabetização em processo, repensando a sala de aula, com base no conhecimento científico que implica a formação docente. Apresenta propostas de organização da sala de aula a partir da construção do ambiente alfabetizador e algumas sugestões de atividades que possam contribuir com a sistematização da leitura e escrita para além dos métodos, ou receitas prontas. Utiliza da pesquisa de referências, documental, bibliográfica, e de bases eletrônicas. A fundamentação teórica teve como aportes: Soares (2019), Piletti (2018), Ferreiro (2010), Cagliari (2009), Carvalho (2009), Castanheira (2007), Adams (2005) Morais (1996), dentre Outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
KEILA DOS REIS VIEIRA.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador