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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3446
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O debate sobre a degradação do meio ambiente e a inserção do carro elétrico no mercado: um estudo de caso do Brasil no pós-protocolo de Quioto |
Autor(es): | Lopes, Wittor Pereira |
Primeiro Orientador: | Okado, Giovanni Hideki Chinaglia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mendes, Marcos Vinícius Isaias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Leandro Bernardes |
Resumo: | A preocupação sobre o meio ambiente e o futuro de toda humanidade tornou-se uma preocupação comum de todos os países, materializada nos esforços globais e nacionais para mitigar a degradação ambiental. Inúmeras conferências, relatórios, estudos etc. evidenciaram a urgência de lidar com esse problema e surgiram propostas para promover a sustentabilidade ambiental. Entre essas propostas, destaca-se a adesão ao carro elétrico, cuja tecnologia contribui com a redução de gases estufas. Partindo dessa contextualização, este trabalho analisa a inserção do carro elétrico na sociedade e as contribuições para o desenvolvimento sustentável. Metodologicamente, a pesquisa é do tipo qualitativa, baseada na revisão bibliográfica e no estudo de caso acerca da inserção do carro elétrico no Brasil após o Protocolo de Quioto. O caso brasileiro evidencia que a participação do país em conferências ambientais internacionais, assim como a adoção de iniciativas domésticas em prol da sustentabilidade, não ampliou a adesão ao carro elétrico. Dessa forma, o Brasil está na contramão do que os países mais sustentáveis, notadamente europeus, estão realizando em questão de preservação ambiental, tendo em vista o aumento de incentivos para a produção e o uso do carro elétrico. Conclui-se, por fim, que o Brasil deve repensar as políticas ambientais para incorporar maiores incentivos à utilização do carro elétrico. |
Abstract: | Concern about the environment and the future of all humanity has become a common concern of all countries, materialized in global and national efforts to mitigate environmental degradation. Numerous conferences, reports, studies etc. highlighted the urgency of dealing with this problem and proposals to promote environmental sustainability emerged. Among these proposals, the adhesion to the electric car stands out, whose technology contributes to the reduction of greenhouse gases. Based on this context, this work analyzes the insertion of the electric car in society and its contributions to sustainable development. Methodologically, the research is qualitative, based on a literature review and a case study on the insertion of the electric car in Brazil after the Kyoto Protocol. The Brazilian case shows that the country's participation in international environmental conferences, as well as the adoption of domestic initiatives in favor of sustainability, did not increase adherence to the electric car. In this way, Brazil is against what the most sustainable countries, notably European, are doing in terms of environmental preservation, in view of the increase in incentives for the production and use of electric cars. Finally, it is concluded that Brazil must rethink environmental policies to incorporate greater incentives for the use of electric cars. |
Palavras-chave: | Meio ambiente Sustentabilidade Carro elétrico Brasil Environment Sustainability Electric car Brazil |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3446 |
Data do documento: | 7-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Relações Internacionais |
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