PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Wittor Pereira-
dc.date.accessioned2021-12-18T12:44:14Z-
dc.date.available2021-12-18T12:44:14Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3446-
dc.description.abstractConcern about the environment and the future of all humanity has become a common concern of all countries, materialized in global and national efforts to mitigate environmental degradation. Numerous conferences, reports, studies etc. highlighted the urgency of dealing with this problem and proposals to promote environmental sustainability emerged. Among these proposals, the adhesion to the electric car stands out, whose technology contributes to the reduction of greenhouse gases. Based on this context, this work analyzes the insertion of the electric car in society and its contributions to sustainable development. Methodologically, the research is qualitative, based on a literature review and a case study on the insertion of the electric car in Brazil after the Kyoto Protocol. The Brazilian case shows that the country's participation in international environmental conferences, as well as the adoption of domestic initiatives in favor of sustainability, did not increase adherence to the electric car. In this way, Brazil is against what the most sustainable countries, notably European, are doing in terms of environmental preservation, in view of the increase in incentives for the production and use of electric cars. Finally, it is concluded that Brazil must rethink environmental policies to incorporate greater incentives for the use of electric cars.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCarro elétrico-
dc.subjectBrasil-
dc.subjectEnvironment-
dc.subjectSustainability-
dc.subjectElectric car-
dc.subjectBrazil-
dc.titleO debate sobre a degradação do meio ambiente e a inserção do carro elétrico no mercado: um estudo de caso do Brasil no pós-protocolo de Quiotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Okado, Giovanni Hideki Chinaglia-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6734-4794pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3578630041693229pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Marcos Vinícius Isaias-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7512-8533pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4348785063940757pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Leandro Bernardes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0758836572528846pt_BR
dc.description.resumoA preocupação sobre o meio ambiente e o futuro de toda humanidade tornou-se uma preocupação comum de todos os países, materializada nos esforços globais e nacionais para mitigar a degradação ambiental. Inúmeras conferências, relatórios, estudos etc. evidenciaram a urgência de lidar com esse problema e surgiram propostas para promover a sustentabilidade ambiental. Entre essas propostas, destaca-se a adesão ao carro elétrico, cuja tecnologia contribui com a redução de gases estufas. Partindo dessa contextualização, este trabalho analisa a inserção do carro elétrico na sociedade e as contribuições para o desenvolvimento sustentável. Metodologicamente, a pesquisa é do tipo qualitativa, baseada na revisão bibliográfica e no estudo de caso acerca da inserção do carro elétrico no Brasil após o Protocolo de Quioto. O caso brasileiro evidencia que a participação do país em conferências ambientais internacionais, assim como a adoção de iniciativas domésticas em prol da sustentabilidade, não ampliou a adesão ao carro elétrico. Dessa forma, o Brasil está na contramão do que os países mais sustentáveis, notadamente europeus, estão realizando em questão de preservação ambiental, tendo em vista o aumento de incentivos para a produção e o uso do carro elétrico. Conclui-se, por fim, que o Brasil deve repensar as políticas ambientais para incorporar maiores incentivos à utilização do carro elétrico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.relation.referencesARTHMAR, Rogério. Os Estados Unidos e a economia mundial no Pós-Primeira Guerra. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 29. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2156. Acesso em: 26 de out. 2021. ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS 2013. Painel intergovernamental sobre alterações climáticas. IPCC, 2013. Disponível em: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2021/03/ar5_wg1_spm.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. ANTUNES, Paulo. Veículos elétricos, funcionamento e seus benefícios. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia elétrica): UNIFACVEST, Large, 2018. Disponível em: https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/d74d7-antunes,-p.-d.-r.-veicculos-eletricos-funcionamento-e-seus-beneficios.-tcc,-2018.pdf. Acesso em: 29 nov. 2021. AZEVEDO, Marcelo. Carros elétricos: viabilidade econômica e ambiental de inserção competitiva no mercado brasileiro. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018. Disponível em: https://www.monografias.ufop.br/bitstream/35400000/1579/6/MONOGRAFIA_CarrosElétricosViabilidade.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. A ONU E O MEIO AMBIENTE. Nações Unidas Brasil, 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente. Acesso em: 30 nov. 2021. ANDRADE, J. C. S; COSTA, P. DE O. Mudança Climática, Protocolo de Kyoto e Mercado de Crédito de Carbono: desafios à governança ambiental global. O&S. Organizações & Sociedade, v. 15, p. 29-46, 2008. ABRAMOVAY, Ricardo. Desenvolvimento sustentável: qual a estratégia para o Brasil? Novos Estudos, São Paulo, nº 87, p. 97-113, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/hfsJ9MWhbhC4MmrkFmYxSJq/?lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2021. AGENDA 2030: ODS – Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Proposta de adequação. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2018. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8636/1/Agenda%202030%20ODS%20Metas%20Nac%20dos%20Obj%20de%20Desenv%20Susten%202018.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. “A RIO+20 FOI UM SUCESSO”: declarou Ban Ki-moon à Assembleia Geral da ONU RIO + 20, Rio de Janeiro, Brasil 04 a 06 de junho de 2012. Rio+20, 2011. Disponível em: http://www.rio20.gov.br/sala_de_imprensa/noticias-nacionais1/201ca-rio-20-foi-um-sucesso201d-declarou-ban-ki-moon-a-assembleia-geral-da-onu/index.html@searchterm=None.html. Acesso em: 30 nov. 2021. A ECONOMIA Luxemburguesa: Cleantech. 2021. Disponível em: https://brasilia.mae.lu/pt/A-Economia-Luxemburguesa/Cleantech. Acesso em: 1 dez. 2021. BRÜMMER, Simone. Histórico dos movimentos internacionais de proteção ao meio ambiente. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2738, 30 dez. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/18162. Acesso em: 6 set. 2021. BRASIL conquista bons resultados na Conferência de Mudanças do Clima. Ambientebrasil. 2021. Disponível em: https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2005/12/09/22126-brasil-conquista-bons-resultados-na-conferencia-de-mudancas-do-clima.html. Acesso em: 1 dez. 2021. BATISTA, Erika. Fordismo, taylorismo e toyotismo: apontamentos sobre suas rupturas e continuidades. 2015. Disponível em < http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/terceirosimposio/erika_batista.pdf> Acesso em 25 nov. 2021. BRASIL. Senado Federal. Protocolo de Kyoto. Brasília, DF: Senado Federal, 2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/protocolo-de-kyoto. Acesso em 25 de nov. de 2021. BIDERMAN, Rachel. Na COP 25, o mundo adia a oportunidade de aumentar a ambição climática. 20 dez. 2019. WRI Brasil. Disponível em: https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019/12/na-cop-25-o-mundo-adia-oportunidade-de-aumentar-ambicao-climatica. Acesso em: 29 nov. 2021. BIDERMAN, Rachel. 8 países com maior mercado de carros elétricos no 1º trimestre de 2015. 24 jul. 2021. Forbes. Disponível em: https://forbes.com.br/listas/2015/07/8-paises-com-maior-mercado-de-carros-eletricos-no-1o-trimestre-de-2015/. Acesso em: 29 nov. 2021. BARAN, Renato. A introdução de veículos elétricos no Brasil: Avaliação do impacto no consumo de gasolina e eletricidade. 2012. Tese (Doutorado). Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://antigo.ppe.ufrj.br/ppe/production/tesis/baran.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. BORGES, Fernando; TACHIBANA, Wilson. A evolução da preocupação ambiental e seus reflexos no ambiente dos negócios: uma abordagem histórica. Anais. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2005. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2005_enegep1005_1433.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. BARAN, Renato; LEGEY, Luiz Fernando Loureiro. Veículos elétricos: história e perspectivas no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.33, p. 207-224, mar. 2011. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/1489/3/A%20BS%2033%20Ve%C3%ADculos%20elétricos%20-%20história%20e%20perspectivas%20no%20Brasil_P.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. BORN, Rubens Harry. Agenda 21 e a biodiversidade. Brasília: MMA. p.23 (Caderno de debate agenda 21 e sustentabilidade). Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/CadernodeDebates9.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. BARRETO, Pedro. História - Rio-92. IPEA, Brasília 2009, ed 56. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2303:catid=28&Itemid=23. Acesso em: 2 dez. 2021. CORRÊA, Caroline. Carro elétrico: um estudo sobre a sua viabilidade no mercado automotivo nacional. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração): Universidade Federal Fluminense (UFF). Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/8776/TCC%20CAROLINE%20GON%C7ALVES%20CORR%CAA.pdf;jsessionid=646D1BC08EF6C6EDC263875F6407C18F?sequence=1. Acesso em: 29 nov. 2021. CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010, p.15-17. COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso Futuro Comum. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991. CERVO, A.; BERVIAN, P.; SILVA, R. Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Pentrice Hall, 2007. CASADO, Raúl. Carros com motores a combustão podem estar com os dias contados. Agência EFE, 2018. Disponível em: https://www.efe.com/efe/brasil/sociedade/carros-com-motores-a-combust-o-podem-estar-os-dias-contados/50000246-3840488.Acesso em: 29 nov. 2021. CARMEL, Margaret. Boise will require new homes to include circuit for electric cars. Boisedev, 2020. Disponível em: https://boisedev.com/news/2020/12/02/boise-electric-vehicles-homes/. Acesso em: 29 nov. 2021. CARVALHO, Deborah et al. O acordo de paris: uma análise descritiva. IX Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, XV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental e III Fórum Latino-Americano de Engenharia e Sustentabilidade, 2017. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/engineeringproceedings/xveneeamb/127.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. CUNHA, BELINDA; MOTA, MARIA; DANTAS, FERNANDO. Direito ambiental e socioambientalismo. Xxv encontro nacional do conpedi. Brasília 2016. Disponível em: http://conpedi.danilolr.info/publicacoes/y0ii48h0/342787w4/n2867baanj675lw6.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. CASTELLA, P. R. Cronologia histórica do meio ambiente. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos do Paraná. Curitiba-Paraná, 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/educacao_ambiental/evolucao_historica_ambiental.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS 2013. Painel intergovernamental sobre alterações climáticas. IPCC, 2013. Disponível em: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2021/03/ar5_wg1_spm.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. COP17 / MOP7 – Durban, África do Sul (novembro/dezembro de 2011). PROCLIMA – Programa Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/conferencia-das-partes-cop/cop-17-mop-7-durban-africa-do-sul-novembro-dezembro-de-2011/. Acesso em: 1 dez. 2021. COP16 / MOP6 – Cancun, México (dezembro de 2010). PROCLIMA – Programa Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/conferencia-das-partes-cop/cop-16-mop-6-cancun-mexico-dezembro-de-2010/. Acesso em: 1 dez. 2021. COP12 / MOP2 – Nairóbi, Quênia (novembro de 2006). PROCLIMA – Programa Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/conferencia-das-partes-cop/cop-12-mop-2-nairobi-quenia-novembro-de-2006/. Acesso em: 1 dez. 2021. COP3 – Quioto, Japão (dezembro de 1997). PROCLIMA – Programa Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/conferencia-das-partes-cop/cop-16-mop-6-cancun-mexico-dezembro-de-2010/. Acesso em: 1 dez. 2021. COM "ACORDO VERDE", União Europeia anuncia proibição de carros a combustão e taxa de carbono sobre produtos importados. Um Só Planeta, 2021. Disponível em: https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2021/07/14/com-acordo-verde-uniao-europeia-anuncia-proibicao-de-carros-a-combustao-e-taxa-de-carbono-sobre-produtos-importados.ghtml. Acesso em: 2 dez. 2021. CLIMATE KIDS: what causes air pollution. Nasa, 2021. Disponível em: https://climatekids.nasa.gov/air-pollution/. Acesso em: 2 dez. 2021. CHINA ESTABELECE 2019 como prazo para que montadoras cumpram metas de vendas de veículos elétricos. Época Negócios, 10 out. 2017. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/09/china-estabelece-meta-para-vendas-de-carros-eletricos.html. Acesso em: 2 dez. 2021. CONFERENCES ENVIRONMENT and sustainable development. United Nations, 2021. Disponível em: https://www.un.org/en/conferences/environment. Acesso em: 2 dez. 2021. CONFERÊNCIA DAS PARTES. Vigésima primeira sessão. Adoção ao acordo de Paris, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-08/Acordo-de-Paris.pdf. Acesso em: 2 dez. 2021. Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS): O que é o Acordo de Paris? Sustentável Blog, 2019. Disponível em: https://cebds.org/o-que-e-o-acordo-de-paris/#.Yalu5C35SfV. Acesso em: 2 dez. 2021. CARVALHO, Enéas. Uma contribuição para o debate sobre a globalização na indústria automobilística internacional: Economia e Sociedade, Campinas, 2005. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/images/arquivos/artigos/599/05_Eneas.pdf. Acesso em: 2 dez. 2021. COP24 discute uso de veículos elétricos na construção de um futuro sustentável. ONU NEWS. Clima e meio ambiente, 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/06/1717942. Acesso em 02 de junho de 2021. COMITÊ NACIONAL DE ORGANIZAÇÃO. Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Rio de janeiro, 2012. Disponível em: http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20/rio-20-como-chegamos-ate-aqui/at_download/rio-20-como-chegamos-ate-aqui.pdf. Acesso em: 2 dez. 2021. DINIZ, Eliezer. O Protocolo de Kyoto, 1998. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/article/view/729/8089. Acesso em: 30 nov. 2021. DIAS, Edson. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 1, n. 39, 2017. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/3538/4453. Acesso em: 30 nov. 2021. DECLARAÇÃO DO RIO sobre meio ambiente e desenvolvimento. CEBESP. Rio de Janeiro, 1992. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2013/12/declaracao_rio_ma.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. DINIZ, E. M. Os resultados da Rio +10. Revista do Departamento de Geografia, v. 15, p. 31-35, 2011. DOI: 10.7154/RDG.2002.0015.0003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/47294. Acesso em: 1 dez. 2021. DOCUMENTO de contribuição brasileira à conferência rio+20. Rio +20, 2011. Disponível em: http://www.rio20.gov.br/documentos/contribuicao-brasileira-a-conferencia-rio-20/at_download/contribuicao-brasileira-a-conferencia-rio-20.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. DECLARAÇÃO da Conferência de ONU no Ambiente Humano: Estocolmo, 5-16 de junho de 1972. CETESB, 1972. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2013/12/estocolmo_mma.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. ENVIRONMENTAL PERFORMANCE INDEX. 2020 EPI Results, 2020. Disponível em: https://epi.yale.edu/epi-results/2020/component/epi. Acesso em: 29 nov. 2021. ENTENDA A RIO + 10. Os resultados da Conferência, 2002. Disponível em: https://www.ana.gov.br/AcoesAdministrativas/RelatorioGestao/Rio10/riomaisdez/index.php.39.html. Acesso em: 1 dez. 2021. ENVIRONMENTAL PERFORMANCE INDEX. 2021 EPI Results, 2021. Disponível em: https://epi.yale.edu. Acesso em: 1 dez. 2021. ENVIRONMENTAL PERFORMANCE INDEX. 2018 EPI Results, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322641392_2018_Environmental_Performance_Index_EPI. Acesso em: 29 nov. 2021. ENVIRONMENTAL PERFORMANCE INDEX. 2016 EPI Results, 2016. Disponível em: https://sedac.ciesin.columbia.edu/downloads/data/epi/epi-environmental-performance-index-2016/2016-epi-full-report.pdf. Acesso em: 29 nov. 2021. ENVIRONMENTAL PERFORMANCE INDEX. 2014 EPI Results, 2014. Disponível em: https://sedac.ciesin.columbia.edu/downloads/data/epi/epi-environmental-performance-index-2014/2014-epi-full-report-final.pdf . Acesso em: 29 nov. 2021. ENVIRONMENTAL PERFORMANCE INDEX. 2012 EPI Results. 2012. Disponível em: https://sedac.ciesin.columbia.edu/downloads/data/epi/epi-environmental-performance-index-pilot-trend-2012/summary-for-policymakers.pdf . Acesso em: 29 nov. 2021. ENVIRONMENTAL PERFORMANCE INDEX. 2010 EPI Results. 2010. Disponível em: https://sedac.ciesin.columbia.edu/downloads/data/epi/epi-environmental-performance-index-2010/2010-epi-policy-maker-summary.pdf . Acesso em: 29 nov. 2021. ESPECIFICAÇÕES DO PROGRAMA BRASILEIRO GHG PROTOCOL. contabilização, Quantificação e Publicação de Inventários Corporativos de Emissões de Gases de Efeito Estufa, 2008. Disponível em: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/arquivos.gvces.com.br/arquivos_ghg/152/especificacoes_pb_ghgprotocol.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. EISENHARDT, K.M. Building theories form case study research. Academy of Management Review, 1989. New York, v. 14 n. 4. FONTANA, Raphael et al. Teorias demográficas e o crescimento populacional no mundo. Cadernos de graduação Ciências Humanas e Sociais, p. 114-124, 1 mar. 2015. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1951. Acesso em: 14 set. 2021. FREITAS, Wallisson et al. Carros elétricos: O future do automobilismo? Ciências para redução de desigualdade, 2017. Disponível em: https://propi.ifto.edu.br/index.php/jice/9jice/paper/viewFile/9413/4138. Acesso em 01 de junho de 2021. GURSKI, Bruno et al. Conferência de Estocolmo: um marco na questão ambiental. Administração de empresas em revistas, p. 66-79, 1 jan. 2012. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/466. Acesso em: 14 set. 2021. GUIMARÃES, Roberto. FONTOURA, Yuna. Desenvolvimento sustentável na Rio+20: discursos, avanços, retrocessos e novas perspectivas. Cad. EBAPE.BR, v. 10, no 3, artigo 3, Rio de Janeiro, Set. 2012.. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/zgc38BzxyVtgM4Trbps57xC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2021. GLOBAL EV OUTLOOK 2021. Policies to promote electric vehicle deployment, 2021. Disponível em: https://www.iea.org/reports/global-ev-outlook-2021/policies-to-promote-electric-vehicle-deployment. Acesso em: 2 dez. 2021. GÖBEL. Johannes. A política alemã dá ênfase especial na sustentabilidade e está aberta a vozes críticas e ao intercâmbio internacional. Deutshland.de, 2020. Disponível em: https://www.deutschland.de/pt-br/topic/meio-ambiente/estrategia-alema-de-sustentabilidade-metas-e-chances. Acesso em: 2 dez. 2021. FRANCHINI, Matías; MAUAD, Ana; VIOLA, Eduardo. De lula a bolsonaro: Una década de degradación de la gobernanza climática en brasil. Análisis Político, 2020. Disponível em: https://www.iea.org/reports/global-ev-outlook-2021/policies-to-promote-electric-vehicle-deployment. Acesso em: 2 dez. 2021. HARTMANN, Teresa; BROOM, Douglas. What are carbon credits and how can they help fight climate change? World Economic Forum, 2020. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2020/11/carbon-credits-what-how-fight-climate-change/. Acesso em: 2 dez. 2021. IAQUINTO, Beatriz. A sustentabilidade e suas dimensões. 8 países com maior mercado de carros elétricos no 1º trimestre de 2015, 2018. Disponível em: https://www.revista.esmesc.org.br/re/article/viewFile/187/161. Acesso em: 29 nov. 2021. KAGEYAMA, Paulo Y.; SANTOS, João Dagoberto dos. Aspectos da política ambiental nos governos Lula. Revistafaac, Bauru, v. 1, n. 2, p. 179-192, out. 2011/mar. 2012. LEGACY OF RACHEL CARSON'S SILENT SPRING, Pennsylvania: American Chemical Society National Historic Chemical Landmarks, 2012. Disponível em:http://www.acs.org/content/acs/en/education/whatischemistry/landmarks/rachel-carson-silent-spring.html. Acesso em: 30 nov. 2021. LIMA, Uallace. A inserção da coreia do sul na cadeia global automobilística: foco sobre as políticas públicas. Cadeias Globais de Valor, Políticas Públicas e Desenvolvimento, p. 208-265, 22 ago. 2017. LEWIS, Michelle. How Denmark will go from 20k to 1m electric cars by 2030. EGEB, 2020. Disponível em: https://electrek.co/2020/12/07/egeb-denmark-electric-cars-2030/. Acesso em: 29 nov. 2021. LIMA, TAMARA. Internacionalização do setor secundário catarinense: movimentos recentes no âmbito da indústria automotiva. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/158304/Monografia%20da%20Tamara%20Traldi.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 nov. 2021. LUDEMANN, Marta. Transformações na industria automobilistica global: o caso complexo da automotiva no Brasil 1990-2002. 2003. Trabalho de conclusão de curso (Pós-graduação em geografia humana) - Universidade de São Paulo, 2003. Disponível em: https://geografiaeconomicaesocial.ufsc.br/files/2016/04/Transformaçoes-na-indústria-automobilistica-mundial-O-caso-do-complexo-automotivo-no-Brasil-1990-a-2002.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. LIMA, Uallace. O brasil e a cadeia automobilística: uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014, cap. 12, p. 451-544. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8766/1/O%20Brasil%20e%20a%20cadeia.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. MATULKA, Rebecca. The History of the Electric Car. ENERGY.GOV. 15 setembro de 2014. Disponível em: https://www.energy.gov/articles/history-electric-car . Acessado em 16 de dez. de 2021. MORGAN. Sam. Dinamarca proibirá vendas de carros a gasolina e diesel até 2030. Atacado solar, São Paulo, 2018. Disponível em: https://atacadosolar.com.br/artigo/dinamarca-proibira-vendas-de-carros-a-gasolina-e-diesel-ate-2030.html. Acesso em: 2 dez. 2021. MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Brasil e Alemanha: Parceiros para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://brasil.diplo.de/br-pt/assuntos/cooperacao/entwicklungszusammenarbeit/896362. Acesso em: 2 dez. 2021. MEADOWS, D. et al. The limits of growth. Universe Books. Nova York, 1972. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Site oficial do Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global.html. Acesso em 25 de nov. de 2021. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Acordo de Paris. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/acordo-de-paris.html. Acesso em 25 de nov. de 2021. MOTA, Jose Aroudo et al. Trajetória da governança ambiental. Ipea 2008. NEVES, J.L. Pesquisa Qualitativa – Características, usos e possibilidades. In: Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, V.1, n o 3, 2o sem./1996. MACHADO, Nayara. Registros de carros elétricos aumentaram 41% em 2020, diz IEA. Epbr, 2021. Disponível em: https://epbr.com.br/registros-de-carros-eletricos-aumentaram-41-em-2020-diz-iea/. Acesso em: 29 nov. 2021. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB). Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global.html. Acesso em 25 de nov. de 2021. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). Disponível em: http://redd.mma.gov.br/pt/acompanhamento-e-a-analise-de-impacto-das-politicas-publicas/ppcdam. Acesso em 25 de nov. de 2021. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global.html. Acesso em 25 de nov. de 2021. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Protocolo de Quioto. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global.html. Acesso em 25 de nov. de 2021. MOURA, Adriana. Trajetória da política ambiental federal no brasil. Governança Ambiental no Brasil: instituições, atores e políticas públicas, 2016. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8470/1/Trajetória%20da%20pol%C3%ADtica%20ambiental%20federal%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. MERCHANT, Brian. The Only Nations That Haven't Signed 1997's Global Climate Treaty Are Afghanistan, Sudan & the U.S.A, 2021. Disponível em: https://www.treehugger.com/only-nations-havent-signed-s-global-climate-treaty-are-afghanistan-us-4858728. Acesso em: 2 dez. 2021. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Conferência das Partes. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/conferencia-das-partes.html. Acesso em 25 de nov. de 2021. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Combate à Desertificação. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/gestao-territorial/combate-a-desertificacao.html. Acesso em 25 de nov. de 2021. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. RESOLUÇÃO nº Nº 490, de 16 de novembro de 2018. Estabelece a Fase PROCONVE P8 de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51058898/do1-2018-11-21-resolucao-n-490-de-16-de-novembro-de-2018-51058604. Acesso em: 2 dez. 2021. MANN, Michael. Greenhouse gas: atmospheric science. Encyclopædia Britannica, 2021. Disponível em: https://www.britannica.com/science/greenhouse-gas. Acesso em: 2 dez. 2021. MACKENZIE, Jillian; TURRENTINE, Jeff. Air Pollution: Everything You Need to Know. Nrdc, 2018. Disponível em: https://www.nrdc.org/stories/air-pollution-everything-you-need-know#whatis%20%20https://climatekids.nasa.gov/air-pollution/. Acesso em: 2 dez. 2021. Novaes, W. (1992). Eco-92: Avanços e interrogações. Estudos Avançados, 6(15), 79-93. SOBRE O NOSSO TRABALHO para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Nações Unidas Brasil, 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente. Acesso em: 1 dez. 2021. NATHANSON, Jerry. Air pollution. Encyclopædia Britannica. 2020. Disponível em: https://www.britannica.com/science/air-pollution/additional-info. Acesso em: 2 dez. 2021. NA NORUEGA, dependência do petróleo é desafio para governo de esquerda. Exame, 2021. Disponível em: https://exame.com/economia/na-noruega-dependencia-do-petroleo-e-desafio-para-governo-de-esquerda/. Acesso em 16 de dez. de 2021. OKADO, Giovanni; QUINELLI, Larissa. Megatendências Mundiais 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): uma reflexão preliminar sobre a "Nova Agenda" das Nações Unidas. Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos | Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás. v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/5266. Acesso em: 30 nov. 2021. O QUE É A COP? Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), 2019. Disponível em: https://cebds.org/o-que-e-a-cop/#.YaVozC35Q_V. Acesso em: 29 nov. 2021. OS OBJETIVOS de Desenvolvimento do Milênio. ODM Brasil, 2000. Disponível em: http://www.odmbrasil.gov.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio?TSPD_101_R0=186f60d2c3123130aa11ed6bd525e160lC800000000000000008dcdbf2dffff0000000000000000000000000000619a7d1f00f873936a08282a9212ab20003c35146781a3b5a41f7c64d598e071c916b4e9c6730dfeda8a7d3a55652aff10082c0752720a280084c4c9f7546d7098ed98c255a9d508607949cb7c54137eda3b970bc2848aafe5115bc0e4945f8932. Acesso em: 30 nov. 2021. OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2021. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br. Acesso em: 2 dez. 2021. OBJECTIFS DE DÉVELOPPEMENT DURABLE. Situation et organisation de la mise en oeuvre en France. L’agenda 2030 en france, 2021. Disponível em: https://www.agenda-2030.fr/agenda-2030/en-france/article/situation-et-organisation-de-la-mise-en-oeuvre-en-france. Acesso em: 30 nov. 2021. OBJECTIFS DE DÉVELOPPEMENT DURABLE. Mobilisation des acteurs. L’agenda 2030 en france, 2019. Disponível em: https://www.agenda-2030.fr/agenda-2030/en-france/article/mobilisation-des-acteurs. Acesso em: 30 nov. 2021. PIMENTA, Luiz José. A crise na rede concessionárias de automóvel no Brasil. 157f. Dissertação (Mestrado), Universidade Salvador, Salvador, BA, Brasil, 2002. Participação da sociedade em debates sobre metas para o meio ambiente pobreza e desenvolvimento sustentável dos países. Senado notícias, p. 6-58. 2012. Disponível em: https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/rio20/a-rio20/rio10-participacao-da-sociedade-em-debates-sobre-metas-para-meio-ambiente-pobreza-e-desenvolvimento-sustentavel-dos-paises.aspx. Acesso em: 29 nov. 2021. PRINCIPAIS MARCOS AMBIENTAIS. Sustentabilidade em seguros. CNSEG, 2015 Disponível em:<http://sustentabilidade.cnseg.org.br/?page_id=1528>. Acesso em: 1 dez. 2021. PLATAFORMA NACIONAL DE MOBILIDADE ELÉTRICA. Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica, 2021. Disponível em: https://www.pnme.org.br/wp-content/uploads/2021/03/1o-ANUARIO-BRASILEIRO-DA-MOBILIDADE-ELETRICA-2020.pdf. Acesso em: 29 nov. 2021. PLANELLES, Manuel. 30 países e 6 fabricantes se aliam para eliminar veículos a combustão a partir de 2035. El país, 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/sociedade/2021-11-10/30-paises-e-6-fabricantes-se-aliam-para-eliminar-veiculos-a-combustao-a-partir-de-2035.html. Acesso em: 30 nov. 2021. PONTES, Nádia; FROTA, André. A economia verde a partir da rio +20, 2017. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/214/1126949%20-%20NADIA%20PONTES%20.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 nov. 2021. UMA ESTRUTURA e iniciativa global em sustentabilidade da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. UNEP Finance Iniciative , [s. l.], 2012. Disponível em: https://www.unepfi.org/psi/wp-content/uploads/2012/05/PSI-document_Portuguese.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. ______.Protocolo de Quioto. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70328/693406.pdf?sequence=2>. Acesso em: 1 dez. 2021. PAÍSES-MEMBROS. Países-membros da ONU. UNIC Rio de Janeiro Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil, 2021. Disponível em: https://unicrio.org.br/conheca/paises-membros/. Acesso em: 1 dez. 2021. PROTOCOLO DE QUIOTO. C&T Brasil, p. 1-29, 11 dez. 1997. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2014/08/protocoloquioto.pdf. Acesso em: 2 dez. 2021. PARIS DECLARATION on Electro-Mobility and Climate Change & Call to Action. Lima – Paris Action Agenda, 2015. Disponível em: https://unfccc.int/media/521376/paris-electro-mobility-declaration.pdf. Acesso em: 2 dez. 2021. PORTAL ABERJE. Seis países europeus anunciam que vão banir o carro a combustão até 2040. Associação brasileira de comunicação empresarial, 2017. Disponível em: https://www.aberje.com.br/seis-paises-europeus-anunciam-que-vao-banir-o-carro-combustao-ate-2040/. Acesso em: 2 dez. 2021. RIBEIRO, W. C. O Brasil e a Rio+10. Revista do Departamento de Geografia, v. 15, p. 37-44, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/47295. Acesso em: 21 nov. 2021. RIBEIRO, W. C. Geografia política e gestão internacional dos recursos naturais. Estudos Avançados, v. 24, n. 68, p. 69-80, 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10467. Acesso em: 24 nov. 2021. RODRIGUES, Benedito Moraes Neto. Marx, Taylor, Ford: uma discussão sobre as forças produtivas capitalistas. 1984. 142f. Trabalho de conclusão de curso (doutorado em Economia) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, São Paulo. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285839. Acesso em: 26 de outubro 2021. RIO+20. Perguntas e Respostas. Rio + 20 Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, 2011. Disponível em: http://www.rio20.gov.br/clientes/rio20/rio20/sala_de_imprensa/perguntas_e_respostas.html?TSPD_101_R0=e27dff54106efb61865f8989525acd80oU0000000000000000081cebf2dffff00000000000000000000000000006150fd8700823c5d3a08282a9212ab2000de3975e949f828a872c84e539894e821928fc1f6f0183fba38a0cb1b6972ef2408975359fa0a2800ff6dd16bbe7875a2533ef88fbbf8baccade00c40fcac2e12fd0035b75aedcbeb23cef65436b1f446. Acesso em: 29 nov. 2021. ROCHA, Marcelo. COP 11 e COP – MOP 1: o início do fim do Protocolo de Quioto? Ambientebrasil, 2021. Disponível em: https://ambientes.ambientebrasil.com.br/mudancas_climaticas/artigos/cop_11_e_cop_-_mop_1_o_inicio_do_fim_do_protocolo_de_quioto.html. Acesso em: 30 nov. 2021. RIBEIRO, Andressa. Taylorismo, fordismo e toyotismo. Lutas Sociais, São Paulo, n. 35, p. 65-79, 2015. RAE, John. Automotive industry. Encyclopædia Britannica, 2020. Disponível em: https://www.britannica.com/technology/automotive-industry/additional-info#history. Acesso em: 2 dez. 2021. SOBRE A RIO+20.A Conferência teve dois temas principais: In: Sobre a Rio+20, 2011. Disponível em: http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20.html?TSPD_101_R0=369f913721390898887c74cfb5ef07e9lY90000000000000000f5de412dffff000000000000000000000000000061460e9e00e6f0ca7f08282a9212ab2000f48ccb3be50dcfb4029da14d68ca3f9f3ba759615b3619eb4c6777415ef9ed3408c0c4c82b0a2800e1ccaeeaec6a0dccfc482705324df445d147385dc77daca5cb7d3f87cff9f7d50c631eb635833604. Acesso em: 29 nov. 2021. STAFF, Reuters. Denmark agrees deal to have 775,000 electric cars by 2030. Reuters, 2021. Disponível em: https://www.reuters.com/article/us-denmark-climatechange-autos-idUSKBN28E23O. Acesso em: 29 nov. 2021. SCHWERTNER, Camila. Amazônia em Foco: Uma Análise das Políticas Brasileiras de Preservação da Região. Revista perspectiva, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/RevistaPerspectiva/article/viewFile/111790/63479. Acesso em: 29 nov. 2021. SANTOS, Roberta. Política externa ambiental brasileira: os governos FHC e Lula. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/166150/001026459.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 nov. 2021. SAMPAIO, Ingrid Costa Melo de Sousa. Brasil e a agenda internacional de meio ambiente no contexto pós Guerra Fria. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais). Universidade de Brasília, Brasília, 2016.. Disponível em:https://bdm.unb.br/bitstream/10483/17399/1/2016_IngridCostaMelodeSousaSampaio_tcc.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. SILVA, SAMANTA. Objetivos do desenvolvimento do milênio: uma revisão. sistemática da literatura sobre teses e dissertações no brasil. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração Pública). Universidade Federal de Lavras, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/39534/1/TCC_Objetivos%20do%20desenvolvimento%20do%20milênio%20-%20uma%20revisão%20sistemática%20da%20literatura%20sobre%20teses%20e%20dissertações%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. SOUZA, Maria; CORAZZA, Rosana. Do protocolo kyoto ao acordo de paris: uma análise das mudanças no regime climático global a partir do estudo da evolução de perfis de emissões de gases de efeito estufa. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 42, p. 52-80, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/51298/34446. Acesso em: 1 dez. 2021. SOUZA, Maria. et al. Eco-92: nuances, avanços e interrogações. Salão do Conhecimento, 2016. Disponível em: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/7222. Acesso em: 1 dez. 2021. STAPLETON, Darwin. Automotive industry. Case Western Reserve University, 2021. Disponível em: https://case.edu/ech/articles/a/automotive-industry. Acesso em: 1 dez. 2021. POR QUE A NORUEGA É, sim, um exemplo a ser seguido em temas ambientais. Scandinavianway, 2019. Disponível em: https://scandinavianway.com.br/por-que-a-noruega-e-sim-um-exemplo-a-ser-seguido-em-temas-ambientais/. Acesso em: 2 dez. 2021. THE DANISH SUSTAINABILITY INDICATORS. Statistics Denmark, Copenhagen, 2021. Disponível em: https://www.dst.dk/en/Statistik/Sdg/aktiviteter/danske-maalepunkter. Acesso em: 2 dez. 2021. THE LIMA-PARIS ACTION AGENDA: Promoting Transformational Climate Action. United Nations Climate Change, 2015. Disponível em: https://unfccc.int/news/the-lima-paris-action-agenda-promoting-transformational-climate-action. Acesso em: 30 nov. 2021. TUFFANI, MAURÍCIO. Dez anos depois, Protocolo de Kyoto falhou em reduzir emissões mundiais. Folha de São Paulo, 2015. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/ambiente/2015/02/1590476-dez-anos-depois-protocolo-de-kyoto-falhou-em-reduzir-emissoes-mundiais.shtml. Acesso em: 1 dez. 2021. UNITED NATIONS. States Members of the United Nations and States members of specialized agencies. Sustainable Development Goals, 2021. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/memberstates. Acesso em: 30 nov. 2021. US DEPARTMENT OF ENERGY, Timeline: History of the Electric Car. Disponível em: https://www.energy.gov/timeline/timeline-history-electric-car. Acesso em: 30 nov. 2021. UCHIL, Samarth; YAZDANIFARD, Rashad. The Growth of the Automobile Industry. Journal of accouting e marketing, 2014. Disponível em: https://www.hilarispublisher.com/open-access/the-growth-of-the-automobile-industry-2168-9601.1000112.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. UNITED NATIONS Sustainable Development: United Nations Conference on Environment & Development Rio de Janerio, Brazil, 3 to 14 June 1992. Agenda 21, 1992. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/Agenda21.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021. VIANINI, Fernando. O estabelecimento das plantas montadoras de veículos no Brasil e na China: o GEIA e os Planos Quinquenais. Temporalidades – Revista de História, n. 21, p. 82-104, 12 set. 2016. VIOLA, Eduardo. O regime internacional de mudança climática e o Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, v. 17, n. 50. 2002. VASCO, Murilo. Breve abordagem da viabilidade econômica dos carros 100% elétricos. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em engenharia elétrica) - Universidade Federal do Tocantins, 2020. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2216/1/Murilo%20Nogueira%20Vasco%20-%20TCC%20Monografia%20-%20Engenharia%20Elétrica.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. VIDAL, Mauricelia Bezerra. Taylorismo, fordismo e toyotismo: uma análise do sistema de trabalho. 2002. 87f. (Dissertação) Mestrado em Economia Rural e Regional, Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/9327/3/MAURICELIA%20BEZERRA%20VIDAL%20-%20DISSERTAÇÃO%20PPGERR%20%202002.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.VEIGA, José. A primeira utopia do antropoceno. Ambiente & Sociedade. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/Pq3GMVM4Lz9yKNdS3RJZB5D/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 16 de dez. de 2021. WENDLING, Z. A., EMERSON, J. W., DE SHERBININ, A., Esty, D. C., et al. Environmental Performance Index. 2020. Disponível em: https://epi.yale.edu, Acesso em: 2 dez. 2021. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Who global air quality guidelines: particulate matter (‎PM2.5 and PM10)‎, ozone, nitrogen dioxide, sulfur dioxide and carbon monoxide. 2021. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/345329. Acesso em: 2 dez. 2021. WELCH, CRAIG. A vez dos carros elétricos finalmente chegou? National Geographic, 2015. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2021/02/a-vez-dos-carros-eletricos-finalmente-chegou. Acesso em: 2 dez. 2021. WELCH, CRAIG. Cars, Trucks, Buses and Air Pollution: Transportation is a major source of air pollution in the United States. Union of concerned scientists. 2018. Disponível em: https://www.ucsusa.org/resources/cars-trucks-buses-and-air-pollution. Acesso em: 2 dez. 2021. ZANETI, Letícia. Diagnóstico dos produtos e serviços complementares para a adoção dos carros elétricos e híbridos no brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenheira Eletricista), 2018. Disponível em : https://sinergia.ufsc.br/wp-content/uploads/2017/09/TCC_Leticia2018.pdf. Acesso em 16 de dez. de 2021. 2020: O melhor ano da eletromobilidade no brasil, São Paulo: Associação brasileira do veículo elétrico, 2021. Disponível em: https://www.abve.org.br/2020-o-melhor-ano-da-eletromobilidade-no-brasil/. Acesso em: 29 nov. 2021.pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC WITTOR PEREIRA LOPES_WITTOR PEREIRA LOPES.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador