PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições dos dispositivos de retroalimentação auditiva na terapia fonoaudiológica para a gagueira: revisão narrativa
Autor(es): Barbosa, Vitória Gabriely Nunes
Primeiro Orientador: Ribas, Tânia Maestrelli
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Cejana Baiocchi
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Marcos Henrique
Resumo: Introdução: a gagueira é uma desordem neurobiológica da fluência da fala de causa multifatorial que tem como característica repetições de sons, silabas e\ou parte de palavras, bloqueios e prolongamentos. Associados a terapia fonoaudiologica existem meios tecnológicos para ajudar na promoção da fluência como os mecanismos de retroalimentação auditiva, que tem se mostrado eficazes em indivíduos que gaguejam. Esses dispositivos podem ajudar no controle de fala e por consequência diminuir o grau da gagueira e promover a fluência em sujeitos com gagueira. Objetivo: elencar a contribuição do uso dos mecanismos de retroalimentação auditiva na terapia fonoaudiológica para a gagueira. Método: revisão narrativa da literatura nas bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Portal de Periódicos da CAPES, sem delimitação de tempo, com inclusão de artigos originais e em português. Para a escolha dos estudos foram lidos o titulo e resumo, inicialmente. Posteriormente, todos foram lidos na integra. Resultados: foram utilizados seis artigos para a revisão desse estudo, que evidenciaram como principais resultados melhora e\ou promoção da fluência, diminuição do grau da gagueira, redução do fluxo de silaba por minuto e de repetição de palavras dos indivíduos submetidos ao uso dos dispositivos de retroalimentação auditiva. Conclusão: dispositivos e softwares de retroalimentação auditiva se mostram eficazes na promoção da fluência e melhora no grau da gagueira para indivíduos que gaguejam.
Abstract: Introduction: stuttering is a multifactorial neurobiological disorder of speech fluency that is characterized by repetition of sounds, syllables and/or part of words, blocks and prolongations. Associated with speech therapy, there are technological means to help promote fluency, such as auditory feedback mechanisms, which have been shown to be effective in individuals who stutter, these devices can help control speech and consequently reduce the degree of stuttering and promote fluency in subjects who stutter. Objective: to list the contribution of the use of auditory feedback mechanisms in speech therapy for stuttering. Method: narrative literature review in databases: Academic Google, Scielo and CAPES Journal Portal, without time limits, including original articles in Portuguese. To choose the studies, the title and abstract were read, initially. Afterwards, after selection, all were read in full. Results: six articles were used to review this study, which showed as the main results improvement and/or promotion of fluency, decrease in the degree of stuttering, reduction of syllable flow per minute and of word repetition of individuals submitted to the use of the devices of auditory feedback. Conclusion: auditory feedback devices and software are effective in promoting fluency and improving the degree of stuttering for individuals who stutter.
Palavras-chave: Gagueira
Retroalimentação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3380
Data do documento: 14-Dez-2021
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