PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Panorama sobre dano causado por objeto estranho no aeródromo Brigadeiro Mario Eppinghaus – SBNV
Título(s) alternativo(s): Overview of damage caused by strange object at Brigadeiro Mario Eppinghaus aerodrome – SBNV
Autor(es): Tavares, Lucas Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Nagi Hanna Salm
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Pedro Augusto Vilela de
Resumo: Pequenos objetos, quando soltos nas imediações de uma pista de pouso e decolagem de um aeródromo, podem colidir com aeronaves em operação ou pessoas e resultar em ocorrências graves, inclusive acidentes aéreos. Tais objetos estranhos com potencial de causar danos são conhecidos pela sigla FOD em inglês (Foreign Object Damage). Diante dessa possibilidade, esse estudo teve como objetivo verificar a realidade de um aeródromo brasileiro quanto ao processo de identificação e redução dos casos de FOD e, a partir de visitas in loco, buscar ações complementares com vistas à essa mitigação, caso necessário. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma pesquisa de método qualitativo, com o uso de procedimentos documental, bibliográfico e de estudo de caso. Desta forma, a partir das observações feitas no aeródromo Brigadeiro Mario Epphinghaus – SBNV, localizado no município de Goiânia, constatou-se que o local possui atividades de prevenção de FOD, dispondo de um Programa específico com essa finalidade: o Programa de Prevenção à Geração de FOD. Também se verificou que não há registros significativos de FOD, pois foram detectadas 25 ocorrências no aeródromo, das quais 23 consistiram em avistamentos de aves e duas em colisões com aves, sem, contudo, causar danos ao voo. Além disso, constatou-se que a equipe encarregada das ações preventivas faz vistorias na pista de pouso e decolagem e de táxi de duas a três vezes ao dia. Todas estas medidas podem indicar o motivo da ausência de casos significativos de FOD. Entretanto, considerando as visitas ao local, foi possível detectar algumas faltas e propor medidas adicionais que fortaleçam as já existentes. Nesse sentido, propõe-se: instalar recipientes de armazenamento para FOD nas áreas externas; utilizar coberturas nas aeronaves e rodas; adotar sistemas de detecção de FOD; promover palestras explicativas à comunidade do aeródromo; e realizar inspeções regulares em edifícios, equipamentos e áreas adjacentes à pista. Tais ações podem ser avaliadas pela administração do aeródromo e, caso julgadas pertinentes, adotadas.
Abstract: Small objects, when dropped near aerodrome's runway and airstrip, can collide with operating aircraft or people, what can result in serious occurrences, including air accidents. These foreign objects with the potential to cause such damage are known by the acronym FOD (Foreign Object Damage). Given this possibility, this study aimed to verify the reality of a Brazilian aerodrome regarding the identification and reduction's process of FOD cases and, after on-site visits, search for complementary actions intending this mitigation, if necessary. To achieve these goals, a qualitative research method was adopted, using documentary, bibliographic and case study procedures. Thus, from the observations made at the Brigadeiro Mario Epphinghaus – SBNV aerodrome, located in Goiânia/GO (Brazil), it was found that the place has FOD prevention activities, by using a specific Program for this purpose: the Generation Prevention Program of FOD. It was also observed that there are no significant records of FOD at the aerodrome, considering that of the 25 occurrences, 23 were bird sightings and two collisions with birds, without, however, causing damage to the flight. In addition, it was found that the team in charge of preventive actions carries out inspections on the runway and taxiway twice or three times a day. All of these measures can point to the reason for the absence of significant cases of FOD. However, considering the visits to the site, it was possible to detect some shortages and propose additional measures to strengthen the existing ones. In this sense, it is proposed to install storage containers for FOD in external areas; to cover aircraft and wheels; to adopt FOD detection systems; to promote explanatory lectures to the aerodrome community; and to realize regular inspections of buildings, equipment and areas adjacent to the runway. Such actions can be evaluated by aerodrome administration and, if pertinent, adopted.
Palavras-chave: Danos causados por objetos estranhos
Ações mitigadoras
Sistema de gerenciamento de segurança operacional
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3350
Data do documento: 10-Dez-2021
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