PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3344
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de subprodutos na nutrição animal
Autor(es): Melo, Henrique Teixeira
Primeiro Orientador: Viana Filho, Antonio
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Roberto Toledo de
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Otavio Cordeiro de
Resumo: Atualmente, a vasta utilização dos grãos tradicionais faz com que haja uma forte concorrência por eles, elevando os seus preços a cada ano e aumentando os custos de produção dos pecuaristas. Como a nutrição reflete a maior parte dos custos de produção na criação de bovinos, torna-se necessário estudar alimentos alternativos, com possibilidades de substituição fonte de suplementação tradicional. Apesar de alguns recordes de produção brasileiras na última safra, alterações climático-ambientais sofridas nos últimos anos quebraram expectativas de produção e vem dificultando a realidade de alguns produtores. Surpresas como geada, aparecimento de cigarrinha do milho, lagarta do cartucho e chuvas muito mal distribuídas fizeram da produção brasileira na safrinha ser a pior em muitos anos. O processamento industrial é uma atividade muito difundida na atualidade, e que carrega grande importância, devido ao abastecimento de alimento para a população humana. A indústria processa os seus produtos de interesse, e, inevitavelmente, gera resíduos ou subprodutos que seriam descartados no meio ambiente. O acúmulo desses materiais poderia representar um problema socioambiental grave na sociedade a longo prazo. Dessa forma os ruminantes possuem grande importância no aproveitamento de resíduos de atividades agroindustriais. A formulação de rações é uma atividade que está sempre buscando o conhecimento dos níveis de exigência animal em cada raça e fase produtiva, além da análise bromatológica (feita em laboratório ou disponível em literaturas) de todos ingredientes a serem utilizados. Os aspectos nutricionais de cada alimento são levados em consideração, para assim saber se este ingrediente entrará na dieta animal como fonte de fibra, proteína, energia ou minerais.
Palavras-chave: Dieta
Reaproveitamento
Substituição
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3344
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC HENRIQUE 14-12.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador