PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3334
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dieta lowFODMAP reduz sintomas na síndrome do intestino irritável: uma revisão
Título(s) alternativo(s): LowFODMAP diet reduces symptoms in irritable bowel syndrome: a review
Autor(es): Paula, Marinelly Alves Vieira de
Primeiro Orientador: Falco, Marianne de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alessandra Macedo Sara da
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Camila Kellen de Souza
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar a efetividade da dieta lowFODMAPs no manejo dos sintomas gastrintestinais advindos da síndrome do intestino irritável (SII). Trata-se de estudo de revisão sistemática, nas bases de dados do Pubmed, Lillacs, Medline em adultos com idade maior que 19 anos. A inclusão dos artigos foi dos últimos 10 anos, em inglês. Para seleção dos artigos foi aplicado os critérios de inclusão e exclusão definidos e após foi realizado a avaliação de qualidade conforme estabelecido pela escala de Jadad. Subsequentemente foi realizado a leitura completa dos artigos selecionados. Foi encontrado 26 artigos, após aplicar os critérios de elegibilidade foram incluídos três artigos para análise dos resultados. Em todos os estudos o tipo de intervenção, foi dieta lowFODMAPs. O tempo de acompanhamento foi mínimo de 21 dias e máximo e 9 semanas. Foi verificado em cada estudos melhora de pelo menos três sintomas, os quais foram, redução significativa de dor abdominal, flatulência, diarreia, náusea e constipação, independente do protocolo utilizado. Foi verificado que a dieta lowFODMAPs é uma alternativa terapêutica dietética favorável em adultos com SII, proporcionados melhora importantes da qualidade de vida. Porém, ainda é necessário clarificar quais indivíduos podem se beneficiar da restrição de FODMAPs para garantir a adequação nutricional, e assim definir sistematização de protocolos, facilitar o reconhecimento do teor de FODMAPs e simplificar a adesão a esta proposta de tratamento. Ainda é relevante realizar estudos na população brasileira a fim de observar os efeitos desta dieta e sua aplicabilidade.
Palavras-chave: Síndrome do intestino irritável
Dieta
FODMAPS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3334
Data do documento: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dieta lowFODMAPs Reduz Sintomas na Síndrome do Intestino Irritável uma revisão.pdf336,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador