PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3313
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Exercício físico e qualidade do sono em estudantes do curso de fisioterapia, durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Almeida, Weider Galdino de
Primeiro Orientador: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Alex Carrer Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Sheila de Medeiros
Resumo: Introdução: O confinamento domiciliar imposto aos estudantes durante a pandemia da Covid-19, pode ser fator relevante para a redução dos níveis de atividade física e de sono ideais para a saúde psicofísica. Objetivo: Avaliar o nível de atividade física e qualidade do sono em estudantes do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) existente na cidade de Goiânia/Goiás, durante a pandemia da Covid-19. Métodos: Estudo transversal analítico, realizado com 117 estudantes universitários, no período de junho de 2021 a setembro de 2021. Foram utilizados o Questionário sociodemográfico, o Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ (Versão curta) e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI). Os dados foram analisados com o auxílio do pacote estatístico Statistical Package of Social Sciences (SPSS, 26.0). Resultados: Dos 117 indivíduos pesquisados, 59 foram classificados como insuficientemente ativos e 58 como ativos. Quanto à qualidade do sono medida pelo Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), foi possível observar que 30 indivíduos apresentaram boa qualidade do sono, 69 apresentaram ruim qualidade do sono e 18 apresentaram presença de distúrbio do sono. Conclusão: O nível de atividade física observado nos estudantes está abaixo do esperado. Em relação à qualidade do sono, foi observado um alto índice de estudantes com ruim qualidade do sono e/ou presença de distúrbio do sono.
Palavras-chave: Covid-19
Qualidade do sono
Atividade física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3313
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC WEIDER.docx124,88 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador