PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Viabilidade dos combustíveis aeronáuticos atuais e possíveis alternativas
Autor(es): Stahlhoefer, Pedro Henrique
Primeiro Orientador: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Andréluiz da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, William de Carvalho
Resumo: Levando em consideração a necessidade do uso de combustíveis para que a operação aérea ocorra, este trabalho buscou analisar a viabilidade econômica e ambiental dos combustíveis atualmente utilizados na aviação, demonstrando, inicialmente, suas vantagens e desvantagens. Por meio dos dados levantados, foi possível perceber que há contraindicações bastante relevantes ao uso desses combustíveis, o que fomenta a busca por outros que possam substitui-los. Entre as adversidades encontradas nos combustíveis atuais está a sua matéria-prima, qual seja, o petróleo, fonte de energia não renovável e, portanto, finita. Outra questão envolvendo o combustível fóssil é a degradação do meio ambiente decorrente de sua queima em virtude da emissão de gás carbônico, com graves consequências para o aquecimento global. Deste modo, a pesquisa avalia a possibilidade do uso de biocombustíveis aeronáuticos e de baterias elétricas como fontes de energia, além do hidrogênio. É possível concluir que os combustíveis alternativos são uma demanda necessária e possuem potencial para substituir atualmente utilizados, dependendo, entretanto, de pesquisas e investimentos para sua efetiva implementação na aviação, antes que os danos ambientais alcancem proporções irreversíveis. Este trabalho, quanto à sua classificação científica, é de natureza básica, à medida que busca gerar conhecimento para novas pesquisas, utilizando-se da via bibliográfica para obtenção de mais dados. Seu objetivo é exploratório e sua abordagem, qualitativa.
Abstract: Considering that air operation needs to use fuel to take place, this study aimed to analyze the economic and environmental viability of the fuels currently used in aviation, initially pointing out their advantages and disadvantages. From data collected, it was possible to notice that there are quite relevant contraindications in the use of these fuels, which arouses the search for others that can replace them. Among the adversities of current combustible is its raw material – petroleum/oil –, a non-renewable and, therefore, finite energy’s source. Another issue related to fossil fuel is the environment degradation due to its burning resulting from the carbon dioxide emissions, with serious consequences for global warming. Thus, this research assesses the possibility of using aeronautical biofuels and electric batteries as energy sources, in addition to hydrogen. It is possible to infer that alternative fuels are a necessary demand and have the potential to replace those used today, depending, however, on research and investments so that their effective implementation in aviation takes place, before the environmental damage on planet reaches irreversible proportions. The classification of this study is basic, considering that it seeks to generate knowledge for new studies, using the bibliographic route to obtain more data. Its objective is exploratory and its approach, a qualitative one.
Palavras-chave: Aviação
Combustíveis fósseis
Meio ambiente
Combustíveis alternativos
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3287
Data do documento: 7-Dez-2021
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