PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStahlhoefer, Pedro Henrique-
dc.date.accessioned2021-12-17T13:15:21Z-
dc.date.available2021-12-17T13:15:21Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3287-
dc.description.abstractConsidering that air operation needs to use fuel to take place, this study aimed to analyze the economic and environmental viability of the fuels currently used in aviation, initially pointing out their advantages and disadvantages. From data collected, it was possible to notice that there are quite relevant contraindications in the use of these fuels, which arouses the search for others that can replace them. Among the adversities of current combustible is its raw material – petroleum/oil –, a non-renewable and, therefore, finite energy’s source. Another issue related to fossil fuel is the environment degradation due to its burning resulting from the carbon dioxide emissions, with serious consequences for global warming. Thus, this research assesses the possibility of using aeronautical biofuels and electric batteries as energy sources, in addition to hydrogen. It is possible to infer that alternative fuels are a necessary demand and have the potential to replace those used today, depending, however, on research and investments so that their effective implementation in aviation takes place, before the environmental damage on planet reaches irreversible proportions. The classification of this study is basic, considering that it seeks to generate knowledge for new studies, using the bibliographic route to obtain more data. Its objective is exploratory and its approach, a qualitative one.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.relationNãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.subjectCombustíveis fósseispt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectCombustíveis alternativospt_BR
dc.titleViabilidade dos combustíveis aeronáuticos atuais e possíveis alternativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Andréluiz da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, William de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690284518751631pt_BR
dc.description.resumoLevando em consideração a necessidade do uso de combustíveis para que a operação aérea ocorra, este trabalho buscou analisar a viabilidade econômica e ambiental dos combustíveis atualmente utilizados na aviação, demonstrando, inicialmente, suas vantagens e desvantagens. Por meio dos dados levantados, foi possível perceber que há contraindicações bastante relevantes ao uso desses combustíveis, o que fomenta a busca por outros que possam substitui-los. Entre as adversidades encontradas nos combustíveis atuais está a sua matéria-prima, qual seja, o petróleo, fonte de energia não renovável e, portanto, finita. Outra questão envolvendo o combustível fóssil é a degradação do meio ambiente decorrente de sua queima em virtude da emissão de gás carbônico, com graves consequências para o aquecimento global. Deste modo, a pesquisa avalia a possibilidade do uso de biocombustíveis aeronáuticos e de baterias elétricas como fontes de energia, além do hidrogênio. É possível concluir que os combustíveis alternativos são uma demanda necessária e possuem potencial para substituir atualmente utilizados, dependendo, entretanto, de pesquisas e investimentos para sua efetiva implementação na aviação, antes que os danos ambientais alcancem proporções irreversíveis. Este trabalho, quanto à sua classificação científica, é de natureza básica, à medida que busca gerar conhecimento para novas pesquisas, utilizando-se da via bibliográfica para obtenção de mais dados. Seu objetivo é exploratório e sua abordagem, qualitativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.relation.referencesAGÊNCIA SENADO. Protocolo de Kyoto. Senado Notícias. Brasília: 2021. AMY, Caleb. Hydrogen as a Renewable Energy Carrier for Commercial Aircraft, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Pedro%20Henrique/Downloads/Hydrogen%20as%20a%20Renewable %20Energy.pdf . Acesso em: 05 out. 2021. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Metodologia de Cálculo: Inventário de Emissões Atmosféricas. Brasília: 2019. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL). Atlas de Energia Elétrica do Brasil. Agência Nacional de Energia Elétrica, Brasília: 2005. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/download.htm> BAZZO, Edson. Geração de Vapor. Florianópolis: Ed. UFSC, 1995. BOEING. Plano de voo para biocombustíveis de aviação no Brasil: Plano De Ação. Seattle: 2013. BONASSA, Gabriela. Bioquerosene: Panorama da Produção e Utilização no Brasil. Paraná: Revista Brasileira de Energias Renováveis, 2014. BYE AEROSPACE. Electric Training Aircraft. [s.d.] Disponível em: https://byeaerospace.com/electric-airplane/. Acesso em: 19 out. 2021. CARDOSO, Leonardo. Preço do petróleo como determinante para o aumento das reservas e da disponibilidade energética. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) – Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFB, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/9328/1/TCC%20LEONARDO%20CHAVES% 20BORGES%20CARDOSO.pdf. Acesso em: 15 out. 2021. CASAGRANDE, Vinícius. Dez curiosidades sobre o Airbus A-380, o maior avião de passageiros do mundo. Rio de Janeiro, CNN Brasil, 2021. CENIPA. Resumo dos Relatórios Finais dos Acidentes da Década de 1990. Brasília: CENIPA, 2002. CGEE. Biocombustíveis aeronáuticos: progressos e desafios. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010. COSTA, Adriana Aparecida dos Santos. Caracterização de motor aeronáutico utilizando misturas de gasolina de aviação e etanol: aspectos fluidodinâmicos, termodinâmicos e ecológicos. Guaratinguetá: [s.n.], 2011. CRUZ, B. A. Características vegetativas e produção de cachos de híbridos interespecíficos entre o caiaué e o dendezeiro. Dissertação. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazonia. Manaus: 2016. EMBRAER. Agrishow 2017 Embraer apresenta Ipanema 203 preparado para Certificação Aeroagrícola Sustentável. Botucatu: EMBRAER, 2017. EMBRAPA. Cultivo intercalar de culturas alimentares com palma de óleo na fase pré-produtiva. Belém: 2016. GOL. Disponível em: https://www.voegol.com.br/informacoes/sustentabilidade. Acesso em: 15 set. 2021. HOMA, Jorge M. Aeronaves e Motores. São Paulo: Ed. Asa, 1998. INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION (ICAO). Planos de Ação Estaduais e Assistência. Montreal: [s.d.(a)] Disponível em: https://www.icao.int/environmental protection/Pages/ClimateChange_ActionPlan.aspx. Acesso em: 10 out. 2021. INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION (ICAO). ICAO. Qual é a contribuição da aviação para as emissões globais de gases de efeito estufa? [s.d(b)]. Disponível em: https://www.icao.int/environmental protection/CORSIA/Pages/CORSIA-FAQs.aspx#. Acesso em: 10 nov. 2021. _______. Consolidated statement of continuing ICAO policies and practices related to environmental protection – General provisions, noise and local air quality. Montreal: [s.d.]. KLM. Compensando as emissões de CO2. [s.d.]. Disponível em: https://www.klm.com.br/information/sustainability/compensate-co2-emissions. Acesso em: 15 set. 2021. MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Balanço Energético Nacional. Brasília: 2020. MONTEIRO, Raul Francé. Aviação: construindo a sua história. Goiânia: Ed. da UCG/GO, 2002. MOREIRA, F.B.F. Síntese e caracterização de óleo básico biolubrificante a partir do biodiesel de babaçu. Dissertação. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Maracanaú, 2017. MYCLIMATE. Lufthansa, Swiss e Edelweiss se preparam para o futuro. Zurique: 2021. NASA. Battery Innovations Power All-Electric Aircraft. Disponível em: https://spinoff.nasa.gov/Spinoff2019/t_1.html. Acesso em: 2 out. 2021. OLIVEIRA, Ana Camila Rodrigues, et al. O Uso do Hidrogênio como Fonte Energética. XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Belo Horizonte, 2011. OXFORD DICTIONARIES. Combustion. [s.d]. Disponível em: https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/combustion?q=Com bustion. Acesso em: 10 nov. 2021. PACHECO, Fabiana. Energias Renováveis: breves conceitos. Salvador: Ed. Conjuntura e Planejamento, 2006. PETROBRAS. Gasolina de Aviação informações técnicas. 2014.  __________. Querosene de Aviação informações técnicas. 2019.  RANUCCI, C. R. Transesterificação seguida de destilação para obtenção de bioquerosene de pinhão manso (Jatropha curas L.) babaçu (Orbignya phalerata) e palmiste (Elaeis guinnenses). Dissertação (Mestrado) – Centro de Engenharia e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Toledo: 2015. RUEDA, E. D. M. Estudo da produção de Biocombustíveis para o setor da aviação obtidos pela desoxigenação de ácidos graxos do óleo de babaçu. Dissertação. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: 2020. SALVO, Salvatores. A Energética e o Terceiro Milênio. Ed: Biblioteca 24 horas, 2009. SCIENTIFIC AMERICAN. Jumbo faz primeiro vôo com biocombustível de óleo de palma. [s.d.] Disponível em: https://sciam.com.br/jumbo-faz-primeiro-voo-com biocombustivel-de-oleo-de-palma/. Acesso em: 20 out. 2021. SOARES, Pedro G. Esquema de redução de emissões da Aviação Civil Internacional (CORSIA/ICO): desafios e oportunidades. São Paulo: IDESAM, 2018. SOUZA, Valdir Adileu. O Uso do Etanol Além da Aviação Agrícola: um dos Caminhos para a Aviação Geral. Florianópolis: RBAC e CIA, 2021. TERRA. Avião da TAM faz primeiro voo de biocombustível de pinhão manso. Terra. Economia. 2010. Disponível em: https://www.terra.com.br/amp/economia/tam testa-bioquerosene-de-aviacao-a-base-de-oleo-de-pinhao manso,6e68124f4e90b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 11 out. 2021. TURNS, Stephen R. Introdução a Combustão. Porto Alegre: Ed. AMGH, 2013. VIANNA, Cleverson Tabajara. Pesquisa e Metodologia Científica: classificação das pesquisas científicas. Santa Catarina: IFSC, 2013.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090348482847481pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Viabilidade dos combustíveis aeronáuticos atuais e possíveis alternativas.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador