PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias de comunicação no mercado de luxo da moda: arte e alta costura
Autor(es): Simões, Matheus Nicolau Miléo
Primeiro Orientador: Rosenzweig, Patrícia Quitero
metadata.dc.contributor.referee1: Brisolla, Márcia Regina Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
Resumo: A grande quantidade de informações bombardeadas diariamente em toda a população, principalmente através da internet, fez com que o público consumidor se tornasse cada vez mais exigente, principalmente quando trata-se de inovação e diferenciação em produtos e serviços. Esses fatores são cruciais em uma marca nos dias atuais para que ela consiga se destacar em meio a grande quantidade de ofertas presentes no mercado. As empresas devem ter seu posicionamento, conceitos, filosofia, missão, visão e valores muito bem definidos para que atraiam a atenção de seu público-alvo, convertendo-o à uma compra e consequentemente fidelizando-o, onde isso tudo só será possível através de uma estratégia de branding muito bem definida, alinhando os conceitos da marca com sua comunicação, assim como nas teorias de Kotler e Keller (2012). Todos esses elementos tornam-se ainda mais importantes dentro de segmentos específicos de mercado, onde um deles é o mercado de luxo. Por se tratar de um público tão seleto e exclusivo, que possui dinheiro, educação de qualidade e cultura, as exigências por qualidade, exclusividade e diferenciação são ainda maiores, principalmente por, baseado nas teorias de Roberts (2005), se tratarem de lovemarks. Assim, uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas é a de parcerias colaborativas com artistas de outros segmentos artísticos, como pintores e escultores, por exemplo. Esse tipo de colaboração acaba agregando valor à empresa e consequentemente em seus produtos, atraindo seu público-alvo e gerando lucro, além da satisfação de seus clientes por peças exclusivas. Este trabalho buscou entender, exemplificar e expor, a força das parcerias artísticos comerciais, identificando as estratégias de valoração das marcas quando aliadas à imagens de artistas, elevando seus produtos ao status de obra de arte, contribuindo para a elevação do status dos produtos da marca junto ao target.
Abstract: The large amount of information bombarded daily across the population, mainly through the internet, has made the consumer public increasingly demanding, especially when it comes to innovation and differentiation in products and services. These factors are crucial for a brand these days so that it can stand out among the large amount of offers on the market. Companies must have their positioning, concepts, philosophy, mission, vision and values very well defined so that they attract the attention of their target audience, converting it to a purchase and consequently retaining them, where all this will only be possible through a very well-defined branding strategy, aligning brand concepts with its communication, as in the theories of Kotler and Keller (2012). All these elements become even more important within specific market segments, one of which is the luxury market. Because it is such a select and exclusive public, which has money, quality education and culture, the demands for quality, exclusivity and differentiation are even greater, mainly because, based on the theories of Roberts (2005), they are lovemarks. Thus, one of the most used strategies by companies is that of collaborative partnerships with artists from other artistic segments, such as painters and sculptors, for example. This type of collaboration ends up adding value to the company and consequently to its products, attracting its target audience and generating profit, in addition to the satisfaction of its customers through exclusive pieces. This work sought to understand, exemplify and expose the strength of artistic commercial partnerships, identifying the valuation strategies of brands when combined with the images of artists, elevating their products to the status of a work of art, contributing to the elevation of the status of the brand's products with the target.
Palavras-chave: Comunicação
Publicidade
Marcas
Luxo
Arte
Valor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3243
Data do documento: 4-Dez-2021
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