Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3162
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moura, Sara Mileny Moreno Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T21:22:02Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T21:22:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3162 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Bebês | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem e desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | O brincar no berçário: aprendizagem e desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3964764329397271 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Renato Barros de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1288153314499688 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, de aporte bibliográfico, tem como objetivo aprofundar a importância da temática do brincar no berçário para a aprendizagem e o desenvolvimento dos bebês de 0 a 1 ano na Educação Infantil. Este estudo fundamentou-se em teóricos especialistas na área e em documentos legais referentes à educação, sendo eles Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Lei de diretrizes e bases da educação nacional, apresenta possibilidades pedagógicas para o trabalho com o brincar com bebês de 0 a 1 ano na educação infantil. Diante da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças, esta pesquisa bibliográfica apresenta a necessidade de aprofundarmos esse tema, pois possibilita o processo de aprendizagem da criança, facilitando a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre brincadeira e aprendizagem. Os resultados encontrados indicam que através do brincar que a criança desenvolve habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas e cognitivas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.relation.references | BARBOSA, Maria Carmem. Especificidades da ação pedagógica com os bebês. In: ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010 BOMTEMPO, Edda. A brincadeira de faz de conta: lugar do simbolismo, da representação, do imaginário. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Editora Pioneira,1998. DIAS, Isabel Simões. De bebê a criança: características e interações. Rev.Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 06, n. 11, p. 488-502, jan.-jun. 2014 KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil do Brasil. Cadernos de Educação de Infância, Lisboa, n. 90 p. 4-7, 2010. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a Educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Editora Pioneira,1998. MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília se S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 9-29. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Diretrizes para construção do trabalho monográfico no curso de pedagogia da PUC Goiás. Goiânia: PUC, 2014. SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Cortez, 2007. TUNES, E.; PRESTES, Z. Apontamentos sobre educação de bebês e de crianças pequenas. Teoria e Prática da Educação, 22(1), (2019). p. 32-43. VYGOTSKY, Lev Semionovich. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1998. | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA.FINAL.SARA.CORRIGIDO.OK.pdf | 583,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador