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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3097
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Manhês: implicações na aquisição e no atraso de linguagem |
Autor(es): | Paulino, Bianca Sudário |
Primeiro Orientador: | Toschi, Larissa Seabra |
metadata.dc.contributor.referee1: | Portugal, Amélia Cristina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Eliane Faleiro de |
Resumo: | O manhês é um modo peculiar de comunicação entre mãe e bebê, que consiste em um espaço onde são criadas relações afetivas, direcionadas a fim de promover sentido a essa relação. Inúmeros estudos remetem a relação entre o manhês e a aquisição e o atraso de linguagem. Objetivo: Reunir, por meio de uma revisão de literatura, conhecimentos referentes ao manhês, suas implicações para a constituição do sujeito falante, assim como de relacionar sua ausência com atrasos na linguagem. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Os critérios definidos para inclusão foram: estudos publicados entre 2003 e 2019, que possuíam conteúdo conceitual ou descritivo relacionado ao manhês. Resultados: Catorze artigos atenderam aos critérios de inclusão, publicados em diferentes países, sendo compostos por vários tipos de pesquisa e área de base. Análise: A análise foi composta por três eixos, sendo eles: “origem e características”, “manhês e aquisição de linguagem” e “manhês e sua relação com atrasos de linguagem”. Conclusões: Pode-se considerar que todos os artigos selecionados e abordados no decorrer do trabalho relataram a interferência do manhês na aquisição e desenvolvimento da linguagem. O manhês é citado como precursor fundamental para o desenvolvimento de aprendizados linguísticos e não linguísticos. Todos os artigos abordam a importância do manhês para criação do vínculo afetivo. |
Abstract: | Introduction: Motherese is a peculiar way of communication between mother and baby, which consists of a space where affective relationships are created, aimed at promoting meaning to this relationship. Numerous studies refer to the relationship between motherhics and language acquisition and delay. Objective: To gather, through a literature review, knowledge related to motheres lays. Methods: This is an integrative literature review of the literature. The defined criteria for inclusion were: studies published between 2003 and 2019, which had conceptual or descriptive content related to motheres. Results: Fourteen articles met the inclusion criteria, published in different countries, comprising various types of research and base area. Analysis: The analysis consisted of three axes, namely: “origin and characteristics”, “motherese and language acquisition” and “motherese and language desorders”. Conclusions: It can be considered that all articles selected and discussed in the course of the work reported the interference of motherese in language acquisition and development. Motherese is cited as a fundamental precursor for the development of linguistic and non-linguistic learning. All articles address the importance of motherese for the creation of an affective bond. |
Palavras-chave: | Manhês Aquisição de linguagem Atraso de linguagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3097 |
Data do documento: | 14-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
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