Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Paulino, Bianca Sudário | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T18:18:53Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T18:18:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3097 | - |
dc.description.abstract | Introduction: Motherese is a peculiar way of communication between mother and baby, which consists of a space where affective relationships are created, aimed at promoting meaning to this relationship. Numerous studies refer to the relationship between motherhics and language acquisition and delay. Objective: To gather, through a literature review, knowledge related to motheres lays. Methods: This is an integrative literature review of the literature. The defined criteria for inclusion were: studies published between 2003 and 2019, which had conceptual or descriptive content related to motheres. Results: Fourteen articles met the inclusion criteria, published in different countries, comprising various types of research and base area. Analysis: The analysis consisted of three axes, namely: “origin and characteristics”, “motherese and language acquisition” and “motherese and language desorders”. Conclusions: It can be considered that all articles selected and discussed in the course of the work reported the interference of motherese in language acquisition and development. Motherese is cited as a fundamental precursor for the development of linguistic and non-linguistic learning. All articles address the importance of motherese for the creation of an affective bond. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Manhês | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem | - |
dc.subject | Atraso de linguagem | - |
dc.title | Manhês: implicações na aquisição e no atraso de linguagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Toschi, Larissa Seabra | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5169-408X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9488042391161349 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Portugal, Amélia Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3795368106438373 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Eliane Faleiro de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9792639100893488 | pt_BR |
dc.description.resumo | O manhês é um modo peculiar de comunicação entre mãe e bebê, que consiste em um espaço onde são criadas relações afetivas, direcionadas a fim de promover sentido a essa relação. Inúmeros estudos remetem a relação entre o manhês e a aquisição e o atraso de linguagem. Objetivo: Reunir, por meio de uma revisão de literatura, conhecimentos referentes ao manhês, suas implicações para a constituição do sujeito falante, assim como de relacionar sua ausência com atrasos na linguagem. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Os critérios definidos para inclusão foram: estudos publicados entre 2003 e 2019, que possuíam conteúdo conceitual ou descritivo relacionado ao manhês. Resultados: Catorze artigos atenderam aos critérios de inclusão, publicados em diferentes países, sendo compostos por vários tipos de pesquisa e área de base. Análise: A análise foi composta por três eixos, sendo eles: “origem e características”, “manhês e aquisição de linguagem” e “manhês e sua relação com atrasos de linguagem”. Conclusões: Pode-se considerar que todos os artigos selecionados e abordados no decorrer do trabalho relataram a interferência do manhês na aquisição e desenvolvimento da linguagem. O manhês é citado como precursor fundamental para o desenvolvimento de aprendizados linguísticos e não linguísticos. Todos os artigos abordam a importância do manhês para criação do vínculo afetivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC PRONTO (PUBLICAR).pdf | 603,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador