PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2967
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O perigo aviário nos aeródromos de Goiânia: impacto na segurança de voo
Autor(es): Barbosa, Lucas de Jesus
Primeiro Orientador: Machado, Humberto César
metadata.dc.contributor.referee1: Schlag, Fabricio
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Paulo José Gonzaga
Resumo: O sonho humano de se sustentar e navegar nos ares, como os pássaros, tornou-se realidade após a invenção do primeiro aparelho voador mais pesado que o ar em 1903 pelos irmãos Wright. Desde então os seres humanos compartilham o espaço aéreo com as aves, todavia, esse compartilhamento se tornou um problema considerável para aviação devido ao perigo aviário, principalmente com o avanço das tecnologias empregada em aviões, que os torna cada vez mais velozes e silenciosos, algo que faz que uma colisão seja por vezes inevitável. Oque pode ser traduzido em danos irreparáveis e custos altíssimos. Logo, essa pesquisa tem objetivo de compreender o perigo aviário em Goiânia e aumentar a segurança de voo na região por meio da verificação das espécies envolvidas nas ocorrências reportadas e quais são os fatores atrativos para essa fauna aviária. A metodologia utilizada na abordagem geral foi a indutiva, já nos métodos secundários, foram utilizados o bibliográfico, o qualitativo, o quantitativo e comparativo. Essa pesquisa encontrou os seguintes resultados: no santa Genoveva foram encontrados, pelo menos, sete focos atrativos para fauna, dentro e fora do sítio aeroportuário, que estão em desacordo com as restrições impostas na ASA, esses focos atraem várias espécies de aves para próximo do aeroporto, sendo que as principais são: Quero-Quero, Carcará, Urubu-de-cabeça-preta e Pombo doméstico. Já no Aeródromo Nacional da Aviação, há dois focos atrativos para fauna, ambos com origem carniceira, por isso, a principal espécie reportada nesse aeródromo é o Urubu-de-cabeça-preta. Também é abordada a necessidade de ações multifrontais entre as autoridades ambientais, municipais e aeronáuticas com intuito aumentar a segurança de voo na região.
Palavras-chave: Perigo aviário
Colisão com aves
Segurança de voo
Área de segurança aeroportuária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2967
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Lucas de Jesus 7.docx5,78 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador