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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2967
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Lucas de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T21:45:07Z | - |
dc.date.available | 2021-12-15T21:45:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2967 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Perigo aviário | pt_BR |
dc.subject | Colisão com aves | - |
dc.subject | Segurança de voo | - |
dc.subject | Área de segurança aeroportuária | - |
dc.title | O perigo aviário nos aeródromos de Goiânia: impacto na segurança de voo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Humberto César | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9471137419666996 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Schlag, Fabricio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8538827338295434 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Paulo José Gonzaga | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1044324361621355 | pt_BR |
dc.description.resumo | O sonho humano de se sustentar e navegar nos ares, como os pássaros, tornou-se realidade após a invenção do primeiro aparelho voador mais pesado que o ar em 1903 pelos irmãos Wright. Desde então os seres humanos compartilham o espaço aéreo com as aves, todavia, esse compartilhamento se tornou um problema considerável para aviação devido ao perigo aviário, principalmente com o avanço das tecnologias empregada em aviões, que os torna cada vez mais velozes e silenciosos, algo que faz que uma colisão seja por vezes inevitável. Oque pode ser traduzido em danos irreparáveis e custos altíssimos. Logo, essa pesquisa tem objetivo de compreender o perigo aviário em Goiânia e aumentar a segurança de voo na região por meio da verificação das espécies envolvidas nas ocorrências reportadas e quais são os fatores atrativos para essa fauna aviária. A metodologia utilizada na abordagem geral foi a indutiva, já nos métodos secundários, foram utilizados o bibliográfico, o qualitativo, o quantitativo e comparativo. Essa pesquisa encontrou os seguintes resultados: no santa Genoveva foram encontrados, pelo menos, sete focos atrativos para fauna, dentro e fora do sítio aeroportuário, que estão em desacordo com as restrições impostas na ASA, esses focos atraem várias espécies de aves para próximo do aeroporto, sendo que as principais são: Quero-Quero, Carcará, Urubu-de-cabeça-preta e Pombo doméstico. Já no Aeródromo Nacional da Aviação, há dois focos atrativos para fauna, ambos com origem carniceira, por isso, a principal espécie reportada nesse aeródromo é o Urubu-de-cabeça-preta. Também é abordada a necessidade de ações multifrontais entre as autoridades ambientais, municipais e aeronáuticas com intuito aumentar a segurança de voo na região. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Aeronáuticas | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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