PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2961
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mudança no cenário de energia na aviação civil: o hidrogênio e a geopolítica
Autor(es): Marins, Bruno Garcia
Primeiro Orientador: Machado, Humberto César
metadata.dc.contributor.referee1: Taveira, Ana Celuta Fugêncio
metadata.dc.contributor.referee2: Diniz, Juliane Aparecida Ribeiro
Resumo: Através do desenvolvimento deste artigo pretende-se evidenciar os estudos acerca da mudança no cenário de energia na aviação civil, a partir da análise de dois marcadores, quais sejam, o hidrogênio e a geopolítica. Neste sentido, será abordada a caracterização do modal aéreo civil se individualiza por constantes alterações. Diante deste traço, com a influência de tendências mercantis de viés energético ganhando forças, fez com que se houvesse a criação de um paradigma no qual se procura um concorrente à substituição do uso dos derivados do petróleo. À vista disso, o trabalho teve como objetivo expor os dados que permeiam a possível alteração de fonte de energia para o hidrogênio, além de apresentar a problemática tecnológica e política que sucumbem sob a possível alteração. O atual uso de combustíveis fósseis na aviação se resulta na emissão de CO2, fato este que, apresenta trajetória contrária ao rumo que se é seguido pelas atuais ideologias de não desonra à atmosfera. Procurando-se então alternativa que seja de agrado aos meios ambientais e às questões econômicas, acha-se o hidrogênio como elemento em abundância, entretanto, questões como a forma de recepção dos países diante desta alteração é levantada e, também, se há tecnologia de produção necessária para a troca de um possível design de produção aeronáutica. Não apenas, necessitaria da evolução na capacidade de infraestrutura que perdura nos sítios aeroportuários. A pesquisa utilizou-se da metodologia hipotético-dedutiva para a amostra de um problema específico, seguido de possíveis soluções provisórias para a teoria e então, criticando-a para eliminação de eventuais erros. Juntamente, foram utilizados os procedimentos bibliográficos e documentais para uma melhor acuracidade de informações, bem como, uma melhor ambientação diante o paradigma. Chega-se à consideração de que para a viabilização de uso do hidrogênio como principal combustível na aviação civil requer não apenas de alterações nas produções aeronáuticas, mas também na infraestrutura do sítio aeroportuário. Conjuntamente, mostra-se necessário a assertividade a ser encargada pela geopolítica mundial para que seja uma transição progressiva e acordada entre os interessados.
Palavras-chave: Aviação
Cenário de energia
Hidrogênio
Geopolítica
Combustível
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2961
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BRUNO FINAL.docx366,25 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador