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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2961
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Mudança no cenário de energia na aviação civil: o hidrogênio e a geopolítica |
Autor(es): | Marins, Bruno Garcia |
Primeiro Orientador: | Machado, Humberto César |
metadata.dc.contributor.referee1: | Taveira, Ana Celuta Fugêncio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Diniz, Juliane Aparecida Ribeiro |
Resumo: | Através do desenvolvimento deste artigo pretende-se evidenciar os estudos acerca da mudança no cenário de energia na aviação civil, a partir da análise de dois marcadores, quais sejam, o hidrogênio e a geopolítica. Neste sentido, será abordada a caracterização do modal aéreo civil se individualiza por constantes alterações. Diante deste traço, com a influência de tendências mercantis de viés energético ganhando forças, fez com que se houvesse a criação de um paradigma no qual se procura um concorrente à substituição do uso dos derivados do petróleo. À vista disso, o trabalho teve como objetivo expor os dados que permeiam a possível alteração de fonte de energia para o hidrogênio, além de apresentar a problemática tecnológica e política que sucumbem sob a possível alteração. O atual uso de combustíveis fósseis na aviação se resulta na emissão de CO2, fato este que, apresenta trajetória contrária ao rumo que se é seguido pelas atuais ideologias de não desonra à atmosfera. Procurando-se então alternativa que seja de agrado aos meios ambientais e às questões econômicas, acha-se o hidrogênio como elemento em abundância, entretanto, questões como a forma de recepção dos países diante desta alteração é levantada e, também, se há tecnologia de produção necessária para a troca de um possível design de produção aeronáutica. Não apenas, necessitaria da evolução na capacidade de infraestrutura que perdura nos sítios aeroportuários. A pesquisa utilizou-se da metodologia hipotético-dedutiva para a amostra de um problema específico, seguido de possíveis soluções provisórias para a teoria e então, criticando-a para eliminação de eventuais erros. Juntamente, foram utilizados os procedimentos bibliográficos e documentais para uma melhor acuracidade de informações, bem como, uma melhor ambientação diante o paradigma. Chega-se à consideração de que para a viabilização de uso do hidrogênio como principal combustível na aviação civil requer não apenas de alterações nas produções aeronáuticas, mas também na infraestrutura do sítio aeroportuário. Conjuntamente, mostra-se necessário a assertividade a ser encargada pela geopolítica mundial para que seja uma transição progressiva e acordada entre os interessados. |
Palavras-chave: | Aviação Cenário de energia Hidrogênio Geopolítica Combustível |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2961 |
Data do documento: | 8-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
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