Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2961
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marins, Bruno Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T21:26:58Z | - |
dc.date.available | 2021-12-15T21:26:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2961 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aviação | pt_BR |
dc.subject | Cenário de energia | - |
dc.subject | Hidrogênio | - |
dc.subject | Geopolítica | - |
dc.subject | Combustível | - |
dc.title | Mudança no cenário de energia na aviação civil: o hidrogênio e a geopolítica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Humberto César | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9471137419666996 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Taveira, Ana Celuta Fugêncio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1885321055578260 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Diniz, Juliane Aparecida Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0680714861385502 | pt_BR |
dc.description.resumo | Através do desenvolvimento deste artigo pretende-se evidenciar os estudos acerca da mudança no cenário de energia na aviação civil, a partir da análise de dois marcadores, quais sejam, o hidrogênio e a geopolítica. Neste sentido, será abordada a caracterização do modal aéreo civil se individualiza por constantes alterações. Diante deste traço, com a influência de tendências mercantis de viés energético ganhando forças, fez com que se houvesse a criação de um paradigma no qual se procura um concorrente à substituição do uso dos derivados do petróleo. À vista disso, o trabalho teve como objetivo expor os dados que permeiam a possível alteração de fonte de energia para o hidrogênio, além de apresentar a problemática tecnológica e política que sucumbem sob a possível alteração. O atual uso de combustíveis fósseis na aviação se resulta na emissão de CO2, fato este que, apresenta trajetória contrária ao rumo que se é seguido pelas atuais ideologias de não desonra à atmosfera. Procurando-se então alternativa que seja de agrado aos meios ambientais e às questões econômicas, acha-se o hidrogênio como elemento em abundância, entretanto, questões como a forma de recepção dos países diante desta alteração é levantada e, também, se há tecnologia de produção necessária para a troca de um possível design de produção aeronáutica. Não apenas, necessitaria da evolução na capacidade de infraestrutura que perdura nos sítios aeroportuários. A pesquisa utilizou-se da metodologia hipotético-dedutiva para a amostra de um problema específico, seguido de possíveis soluções provisórias para a teoria e então, criticando-a para eliminação de eventuais erros. Juntamente, foram utilizados os procedimentos bibliográficos e documentais para uma melhor acuracidade de informações, bem como, uma melhor ambientação diante o paradigma. Chega-se à consideração de que para a viabilização de uso do hidrogênio como principal combustível na aviação civil requer não apenas de alterações nas produções aeronáuticas, mas também na infraestrutura do sítio aeroportuário. Conjuntamente, mostra-se necessário a assertividade a ser encargada pela geopolítica mundial para que seja uma transição progressiva e acordada entre os interessados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.relation.references | AAKKO-SAKSA, Päivi T.; COOK, Chris; KIVIAHO, Jari; et al. Liquid organic hydrogen carriers for transportation and storing of renewable energy – Review and discussion. Journal of Power Sources, v. 396, p. 803–823, 2018. AMY, Caleb; KUNYCKY, Alex. Hydrogen as a Renewable Energy Carrier for Commercial Aircraft. 2019. Disponível em: http://arxiv.org/abs/1910.05632. Acesso em: 14 de outubro de 2021. BALAT, Mustafa. Potential importance of hydrogen as a future solution to environmental and transportation problems. International Journal of Hydrogen Energy, v. 33, n. 15, p. 4013–4029, 2008. BARBIR, Frano. Fuel cells and hydrogen economy. Chemical Industry and Chemical Engineering Quarterly, v. 11, n. 3, p. 105–113, 2005. C. STILLER; P. SCHMIDT. 18TH World hydrogen energy conference 2010 : WHEC 2010 proceedings. [s.l.]: Forschungszentrum Jülich, 2010. CONTRERAS, A.; YIǦIT, S.; ÖZAY, K.; et al. Hydrogen as aviation fuel: A comparison with hydrocarbon fuels. International Journal of Hydrogen Energy, v. 22, n. 10–11, p. 1053–1060, 1997. Crise do Petróleo - Economia - InfoEscola. Disponível em: https://www.infoescola.com/economia/crise-do-petroleo. Acesso em: 10 de novembro de 2021. CORCHERO, G.; MONTAÑÉS, J. L. An approach to the use of hydrogen for commercial aircraft engines. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part G: Journal of Aerospace Engineering, v. 219, n. 1, p. 35–44, 2005. DE BLASIO, Nicola. Geopolitical and Market Implications of Renewable Hydrogen: New Dependencies in a Low-Carbon Energy World Geopolitics of Nuclear Power and Technology. [s.l.: s.n.], 2020. Disponível em: <www.belfercenter.org/ENRP>. DE BLASIO, Nicola. The Role of Clean Hydrogen for a Sustainable Mobility Article in Sustainable Energy. [s.l.: s.n.], 2021. Disponível em: <www.belfercenter.org/ENRP>. DEMIRBAS, Ayhan. Biomass Gasification for Power Generation in Turkey. http://dx.doi.org/10.1080/009083190913584, v. 28, n. 5, p. 433–445, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/009083190913584. Acesso em: 22 de setembro de 2021. DUFFY, Paul; KANDALOV, A. I. Tupolev: The Man and His Aircraft - Paul Duffy, A. I. Kandalov - Google Livros. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=fOC7Ii5SgZUC&oi=fnd&pg=PA9&dq=DUFFY++KANDALOV+1996&ots=EAucr8JM6_&sig=7b5j2_Hffo3o3dCT3G92gGbuCKg#v=onepage&q=DUFFY KANDALOV 1996&f=false. Acesso em: 04 de novembro de 2021. FREIRE, Leandro. CÉLULAS A COMBUSTÍVEL E HIDROGÊNIO COMOFONTE DE ENERGIA. 2012. HILLER, Aline. O QUE É GEOPOLÍTICA? E GEOGRAFIA POLÍTICA. [s.l.: s.n., s.d.]. KATIKANENI, Sai P.; AL-MUHAISH, Fahad; HARALE, Aadesh; et al. On-site hydrogen production from transportation fuels: An overview and techno-economic assessment. International Journal of Hydrogen Energy, v. 39, n. 9, p. 4331–4350, 2014. NOUSSAN, Michel; RAIMONDI, Pier Paolo; SCITA, Rossana; et al. The role of green and blue hydrogen in the energy transition—a technological and geopolitical perspective. Sustainability (Switzerland), v. 13, n. 1, p. 1–26, 2021. NOUSSAN, Michel; RAIMONDI, Pier Paolo; SCITA, Rossana; et al. The Role of Green and Blue Hydrogen in the Energy Transition—A Technological and Geopolitical Perspective. Sustainability 2021, Vol. 13, Page 298, v. 13, n. 1, p. 298, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/1/298/htm. Acesso em: 30 de setembro de 2021. RABAEY, Korneel; CLAUWAERT, Peter; AELTERMAN, Peter; et al. Tubular Microbial Fuel Cells for Efficient Electricity Generation. Environmental Science and Technology, v. 39, n. 20, p. 8077–8082, 2005. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/es050986i. Acesso em: 13 de novembro de 2021. RABAEY, Korneel; CLAUWAERT, Peter; AELTERMAN, Peter; et al. Tubular microbial fuel cells for efficient electricity generation. Environmental Science and Technology, v. 39, n. 20, p. 8077–8082, 2005. RABINOWITZ, Jason. Last Tupolev TU-154 Delivered – 16 Years After Production Ceases. Airline Reporter, 2013. Disponível em: http://www.airlinereporter.com/2013/02/last-tupolev-tu-154-delivered-today-six-years-after-production-ceases/. Acesso em: 15 de outubro de 2021. REIMAN, Adam. AMC ’ s Hydrogen Future : Sustainable Air Mobility. 2009. RODRIGUES DE OLIVEIRA, Ana Camila. O Uso Do Hidrogenio Como Fonte Energética. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, p. 1–13, 2011. SERGEANT, Craig D.; OTT, Ingo; SNIADY, Adam; et al. Metallo-nucleosides: synthesis and biological evaluation of hexacarbonyl dicobalt 5-alkynyl-2′-deoxyuridines. Organic & Biomolecular Chemistry, v. 6, n. 1, p. 73–80, 2007. Disponível em: https://pubs.rsc.org/en/content/articlehtml/2008/ob/b713371e. Acesso em: 15 de novembro de 2021. SHERIF, S A; BARBIR, F; VEZIROGLU, T N. Principles of Hydrogen Energy Production, Storage and Utilization. Journal of Scientitic & Industrial Research, v. 62, p. 46–63, . SORDI, Alexandre; LOBKOV, Dmitri D; NETO, Antônio J Marin; et al. Gaseificação de biomassa e célula a combustível: sistema com célula tipo pemfc. 2016. SOUZA, Antonio Carlos Caetano de. Análise técnica e econômica de um reformador de etanol para produção de hidrogênio. Aleph, p. 139 f. : il., 2005. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/99338. Acesso em: 02 de novembro de 2021. THALE DE ANDRADE. A economia do hidrogênio. Jeremy Rifkin. São Paulo, M. Books, 2003, 301 p. Ambiente & Sociedade, v. 5, n. 2, p. 223–226, 2003. VAN DE GRAAF, Thijs; OVERLAND, Indra; SCHOLTEN, Daniel; et al. The new oil? The geopolitics and international governance of hydrogen. Energy Research & Social Science, v. 70, p. 101667, 2020. VAN ZON, Nout. Liquid Hydrogen Powered Commercial Aircraft Analysis of the technical feasibility of sustainable liquid hydrogen powered commercial aircraft in 2040 Liquid Hydrogen Powered Commercial Aircraft. Disponível em: http://www.spaceforinnovation.nl. Acesso em: 10 de novembro de 2021. VERSTRAETE, Dries. The Potential of Liquid Hydrogen for long range aircraft propulsion SCHOOL OF ENGINEERING. [s.l.: s.n., s.d.]. ZHENG, Hang; O’SULLIVAN, Cathryn; CLARKE, William; et al. World Hydrogen Energy Conference 2010 – WHEC 2010 Proceedings. [s.l.: s.n.], 2010. ZHURAVLEV, Vladimir N. COMPARATIVE ANALYSIS OF RUSSIAN AND WESTERN APPROACHES TO THE PROBLEM OF ALTERNATIVE FUEL USAGE IN AVIATION. [s.l.: s.n., s.d.] | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9471137419666996 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Aeronáuticas | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
BRUNO FINAL.docx | 366,25 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador