PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A multimodalidade em aquisição de linguagem na trissomia do cromossomo 21
Autor(es): Ribeiro, Lutyéllen dos Santos
Primeiro Orientador: Freitas, Eliane Faleiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Torres, Lisa Valéria Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Toschi, Larissa Seabra
Resumo: A Trissomia 21 (T-21) é uma condição genética que promove uma característica particular no processo de aquisição da linguagem, na qual observa-se um tempo cronológico maior para adquirir os aspectos estrutu-rais, mas com potencial comunicativo para as formas de manifestações da linguagem que envolvem os gestos, o olhar, as expressões faciais e corporais, a prosódia e as produções vocais, constituindo a multi-modalidade, que coatuam oferecendo possibilidades de sentidos em situações naturais de interação. Obje-tivo: investigar, bibliograficamente, o emprego da multimodalidade na estimulação de linguagem de bebês com Trissomia 21. Metodologia: para esta pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica foram realizados levantamentos de artigos publicados, compreendendo o período de 2007 a 2021, nas bases de dados do Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES e Scielo. Após esse levantamento e leitura dos textos, 16 artigos foram selecionados para compor o corpus deste estudo. Resultados: foram apresentados em forma de quadro e na discussão foi realizada a análise desses dados. Conclusão: a multimodalidade deve ser acatada e validada na terapia fonoaudiológica como uma maneira de favorecer o processo de aquisição de linguagem das pessoas com T-21 desde os primeiros meses de vida.
Abstract: Trisomy 21 (T-21) is a genetic condition that promotes a particular characteristic in the language acquisi-tion process, requiring a longer chronological time to acquire structural aspects, but with communicative potential for the forms of language manifestations that involve gestures, the look, facial and body expres-sions, prosody and vocal productions, constituting the multimodality, which act together offering possi-bilities of meanings in natural situations of interaction. Objective: to investigate, bibliographically, the use of multimodality in the language stimulation of babies with Trisomy 21. Methodology: for this qualitative research of bibliographic review, surveys of published articles were carried out, covering the period from 2007 to 2021, in the databases of Google Academic, Portal de Periódicos CAPES and Scielo. After this survey and reading of the texts, 16 articles were selected to make up the corpus of this study. Results: the were presented in the form of a table and in the discussion the analysis of these data was performed. Con-clusion: multimodality should be accepted and validated in speech therapy as a way to favor the language acquisition processo of people with T-21 from the first months of life.
Palavras-chave: Linguagem
Bebês
Síndrome de Down
Multimodalidade
Fonoaudiologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2948
Data do documento: 10-Dez-2021
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